plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Relator aceita denúncia e Wlad pode ser cassado novamente

Wladimir Costa pode ser cassado novamente. Na última terça-feira (07), o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) deu parecer favorável à admissibilidade da representação contra Wlad, por assédio a uma jornalista. Com isso, fica mais próxima a possibilidade

twitter Google News

Wladimir Costa pode ser cassado novamente. Na última terça-feira (07), o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) deu parecer favorável à admissibilidade da representação contra Wlad, por assédio a uma jornalista. Com isso, fica mais próxima a possibilidade do deputado virar réu no processo que pode levar à cassação de seu mandato. A votação do relatório deve ocorrer em duas semanas.

Segundo o portal R7, o relator entendeu haver indícios, provas e testemunhas da acusação da quebra de decoro no deputado paraense. Se a admissibilidade for aprovada pela maioria dos membros do Conselho, o caso propriamente dito será analisado.

Após a votação do parecer, o deputado pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça. Após os recursos, o processo segue para o Plenário, que deverá deliberar em até 90 dias.

A votação em Plenário é aberta. O plenário pode aplicar penas como suspensão temporária do exercício do mandato, de no máximo 30 dias, e de perda do mandato.

O caso

A representação foi protocolada pelo PSB. O deputado é acusado de ter assediado a repórter Basília Rodrigues, da rádio CBN. Em um jantar entre parlamentares, a jornalista pediu ao deputado que mostrasse a tatuagem com o nome “Temer”, que ele dizia ser verdadeira.

Wlad soltou uma frase machista, misógina e antiética: “‘Pra você, só se for o corpo inteiro.” . A frase foi testemunhada por outros deputados e jornalistas e, na época, Basília fez um relato em seu perfil no Facebook. Ela recebeu apoio de jornalistas que cobrem o Congresso e de outros deputados.

Em depoimento no Facebook, a profissional relatou o caso. “Penso, em que momento eu dei a minha testa pra esse deputado tatuar ‘idiota’? Ou mais: ‘mulher idiota’. Havia outros deputados, jornalistas e até câmeras de TV focados nele. Mas nada disso ‘evitou’ uma gracinha ou uma ‘desgracinha’ machista. Parlamentares constrangidos vieram me pedir desculpas pelo comportamento do nobre colega.”

Vem mais processo por aí...

O Conselho de Ética também analisou ontem uma segunda representação contra ex-cantor de brega. De autoria do PT, o requerimento acusa o deputado por quebra de decoro por ter compartilhado, em um grupo de WhatsApp de deputados, fotos da filha da deputada Maria do Rosário (PT-RS) em uma montagem, comparando-a com um dos filhos de Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

O voto do relator João Marcelo Souza (PMDB-MA) foi, neste caso, pelo arquivamento do processo. Segundo Souza, foi comprovado que o número de telefone informado na acusação não pertencia a Wladimir Costa.

De acordo com o PT, a montagem das fotos da filha de Maria do Rosário, em trajes íntimos, em foto tirada de seu contexto, comparada ao filho de Bolsonaro, em trajes sociais, em uma posição de superioridade, viola os direitos à vida privada, à honra, e à imagem da deputada e da sua filha, que é menor de idade, o que também fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em fevereiro deste ano, a deputada denunciou que a sua filha estava sendo vítima de crimes virtuais com a divulgação das fotos (depois usadas na montagem).

Trajetória 'circense' marca o deputado

Deputado federal cassado, Wladimir Costa (SD), um dosmais faltosos na Câmara, do ano passado para cá, Wlad parece ter retomado sua veia artística para, através de algumas "perfomances", ganhar mais espaço na mídia, sempre de forma negativa. Após estourar confetes no processo de impeachment de Dilma Rousseff, nos últimos meses ele se envolveu em diversas polêmicas.

Em uma sessão de uma comissão na Câmara este ano, Wlad dividiu os deputados de oposição em "Temeromofóbicos" e "Temerenrustidos", desferindo críticas pessoais a alguns deles, inclusive chamando o relator, Sergio Zveiter (PMDB-RJ), de "burro" e "desqualificado".

O ex-cantor de brega também atacou os artistas que lançaram nesta semana o site "#342", movimento para pressionar deputados a votarem pela admissibilidade da denúncia contra Temer. "Glória Pires, uma verdadeira puxa-saco do PT. Ela sustenta aquela marido dela que nunca fez sucesso na carreira dele", afirmou, referindo-se ao músico Orlando Morais.

Nas redes sociais, as reações não demoraram e alcançaram até Caetano Veloso, ícone musical atemporal da MPB no Brasil. Após um tweet que mostra uma montagem das afirmações de Wlad, sendo "respondidas" por Caetano Veloso em uma entrevista do final da década de 1970, em que questiona duramente as afirmações de seu interlocutor, chamando-o de "burro". Até mesmo o músico baiano compartilhou tal pubicação, concordando com tal "diálogo":

Semanas depois, seguindo sua tradição egocêntrica e pirotécnica, o "deputado dos confetes" surgiu com uma tatuagem em homenagem ao presidente Michel Temer e alegou que fosse verdadeira. Com o destaque nacional esperado, confirmou que na verdade a imagem era temporária e que teria sido enganado pelo tatuador porque estava alcoolizado, tomando cachaça de jambu.

Daí, surgiu outra polêmica. A repórter Basília Rodrigues, da CBN, estava presente e pediu ao deputado que mostrasse a arte novamente.

Cara de coitadinho

Em outro momento polêmico do ano, sem muitos rodeios, o deputado disse como se deve agir para conseguir benefícios junto ao presidente Michel Temer. Segundo O Globo, Wlad afirmou sem pudor que "somente alguns parlamentares hipócritas não vão assumir, mas é óbvio que, após a reunião com o presidente, a gente vem com aquela história: 'Mas, presidente, eu gostaria de trazer demandas do estado, do município, do governo do estado'. A gente aproveita o barco e pede. Na realidade, não é o governo que está atrás disso, os parlamentares é que estão procurando, pedindo audiência, aproveitando a oportunidade. O Temer tem que ser assim. Aos amigos, as flores; aos inimigos, coroa de espinhos", disse.

(Com informações do portal R7)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!