Diário Online
Notícias / Notícias Pará
Notícias Pará

Prefeito de Senador José Porfírio toca o terror em debate para defender mineradora

quarta-feira, 29/11/2017, 23:15 - Atualizado em 30/11/2017, 09:10 - Autor:


Durante o debate sobre as implicações das atividades da Mineradora Belo Sun, um grupo de 30 pessoas, liderado pelo prefeito Dirceu Biancardi (PSDB), da cidade de Senador José Porfírio, invadiu o auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (Ufpa) na tarde de hoje (29). Um boletim de ocorrência foi registrado por servidores e alunos da universidade em resposta aos atos de truculência denunciados.


Segundo relatos, ele chegou a impedir que a diretora Rosa Acevedo Marin do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Ufpa encerrasse o debate, tendo em vista as alterações dos presentes. Em outro momento, participantes do evento confessaram viver momentos de tensão quando Dirceu decidiu fechar o auditório com todos os participantes ainda dentro.


A reunião de hoje iria apresentar os resultados das pesquisas, iniciadas em julho deste ano, sobre os problemas causados pelas atividades de Belo Monte e da Belo Sun. Na ocasião, porém, foi denunciado que o prefeito teria invadido o local e agido com truculência, além de impedir a fala de pesquisadores, professores e estudantes que estavam reunidos.


Em entrevista, o prefeito Dirceu Biancardi afirmou que o principal motivo das revoltas é a exclusão dos defensores do projeto da mineradora nos grupos de debates ambientais sobre o tema. "A gente acha uma falta de respeito. Era pra gente ter vindo ontem, mas por falta de convite a gente ficou sabendo por terceiros e acabamos vindo hoje. A pauta era outra, mas conseguimos trazer de volta o assunto."


Por nota, a prefeitura do município informou que o Dirceu Biancardi "em nenhum momento capitaneou pessoas ou baderneiros em ações de cárcere", que foi ao evento "apenas para defender a posição e olhar do município em relação ao tema tratado"  e que "repudia quaisquer manobra nas informações que crie atmosfera de arruaça em instituição federal".



A prefeitura ainda afirma que Dirceu esteve presente no seminário "a convite dos moradores e lá o gestor municipal desenvolveu meramente o papel de defender os interesses da população porfiriense" e "levantou questionamentos importantes sobre investimentos e o futuro das comunidades entorno do projeto".




A nota ainda encerra afirmando que a prefeitura  "não apoia qualquer ato que restrinja o fiel direito de ir e vir de quaisquer pessoa, que não aceita atos de vandalismo" e que está à disposição para esclarecimentos.



(DOL)

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS