plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeito de Senador José Porfírio toca o terror em debate para defender mineradora

Durante o debate sobre as implicações das atividades da Mineradora Belo Sun, um grupo de 30 pessoas, liderado pelo prefeito Dirceu Biancardi (PSDB), da cidade de Senador José Porfírio, invadiu o auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Durante o debate sobre as implicações das atividades da Mineradora Belo Sun, um grupo de 30 pessoas, liderado pelo prefeito Dirceu Biancardi (PSDB), da cidade de Senador José Porfírio, invadiu o auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (Ufpa) na tarde de hoje (29). Um boletim de ocorrência foi registrado por servidores e alunos da universidade em resposta aos atos de truculência denunciados.

Segundo relatos, ele chegou a impedir que a diretora Rosa Acevedo Marin do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Ufpa encerrasse o debate, tendo em vista as alterações dos presentes. Em outro momento, participantes do evento confessaram viver momentos de tensão quando Dirceu decidiu fechar o auditório com todos os participantes ainda dentro.

A reunião de hoje iria apresentar os resultados das pesquisas, iniciadas em julho deste ano, sobre os problemas causados pelas atividades de Belo Monte e da Belo Sun. Na ocasião, porém, foi denunciado que o prefeito teria invadido o local e agido com truculência, além de impedir a fala de pesquisadores, professores e estudantes que estavam reunidos.

Em entrevista, o prefeito Dirceu Biancardi afirmou que o principal motivo das revoltas é a exclusão dos defensores do projeto da mineradora nos grupos de debates ambientais sobre o tema. "A gente acha uma falta de respeito. Era pra gente ter vindo ontem, mas por falta de convite a gente ficou sabendo por terceiros e acabamos vindo hoje. A pauta era outra, mas conseguimos trazer de volta o assunto."

Por nota, a prefeitura do município informou que o Dirceu Biancardi "em nenhum momento capitaneou pessoas ou baderneiros em ações de cárcere", que foi ao evento "apenas para defender a posição e olhar do município em relação ao tema tratado" e que "repudia quaisquer manobra nas informações que crie atmosfera de arruaça em instituição federal".

A prefeitura ainda afirma que Dirceu esteve presente no seminário "a convite dos moradores e lá o gestor municipal desenvolveu meramente o papel de defender os interesses da população porfiriense" e "levantou questionamentos importantes sobre investimentos e o futuro das comunidades entorno do projeto".
A nota ainda encerra afirmando que a prefeitura "não apoia qualquer ato que restrinja o fiel direito de ir e vir de quaisquer pessoa, que não aceita atos de vandalismo" e que está à disposição para esclarecimentos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias