Quase metade dos belenenses deixará para comprar os presentes na última semana antes do Natal. É o que mostra pesquisa realizada na Região Metropolitana de Belém (RMB) pelo Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA). A apuração mostrou que 47% dos consumidores vão fazer as compras em cima da hora. A justificativa é a liberação da segunda parcela do 13º, que deve ser pago até o próximo dia 20. Assim, 70% da população usarão o recurso para ir às compras e não começar 2018 endividada, comprando à vista.
Se na tarde de ontem o centro comercial de Belém estava bem movimentado, Péricles Diniz, gerente de relacionamento empresarial do Sebrae/PA, explica que, com a proximidade do Natal, a tendência é aumentar o fluxo. “Nessa época, há um aumento de 92% nas vendas do comércio. A maioria vai deixar para comprar à vista com a outra parcela do décimo. Com isso, conseguem mais descontos”, afirma. Além disso, Péricles revela que houve um crescimento de 50% nas compras online. “As pessoas estão procurando cada vez mais comprar pela internet devido à comodidade. Mas não se pode esquecer dos cuidados na hora dessa aquisição”, comenta.
PREÇO
Segundo o mesmo levantamento, 80% da população da RMB tem a intenção de fazer compras para o período. E o preço do produto se tornou o primeiro critério do consumidor, seguido da qualidade. Os principais produtos comercializados nessa época são roupas e calçados. E foi exatamente o que o comerciante Alexandre Silva, de 36 anos, conseguiu garantir na tarde de ontem, no centro comercial de Belém.
Ele aproveitou a folga do trabalho para levar a esposa e os dois filhos às compras. Para ele, foi importante pesquisar. “Por causa da questão financeira mesmo. Mas ainda consegui algumas coisas acessíveis, com descontos no pagamento no dinheiro”, comentou.
A chegada do Natal também anima os comerciantes que já se preparam para os próximos dias. Como na loja de confecções onde Édipo Nascimento é gerente há 2 anos, localizada na rua João Alfredo. Ele aposta em novidades nas vitrines, horário de atendimento diferenciado, parcelamento e descontos de até 40% em pagamento à vista. “Inclusive aumentamos em 60% o quadro de funcionários somente para este período”, diz Édipo.
O CONSUMO DO PARAENSE NO NATAL
84% dos consumidores da RMB pretendem realizar comprar para este Natal.
47% vão deixar para comprar na semana do Natal.
58% vão utilizar o 13º salário para pagar as compras.
43% pretendem presentear mais de 5 pessoas.
45% utilizam o preço como primeiro critério na hora da compra.
22% são atraídos pela promoção.
(Michelle Daniel/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar