plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Zenaldo aumenta IPTU de Belém e diminui descontos

O morador de Belém vai pagar um valor mais caro pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com menor desconto na cota única em 2018. Uma portaria publicada no dia 18 de dezembro no Diário Oficial do Município (DOM) atualizou os valores em cerca de

twitter Google News

O morador de Belém vai pagar um valor mais caro pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com menor desconto na cota única em 2018. Uma portaria publicada no dia 18 de dezembro no Diário Oficial do Município (DOM) atualizou os valores em cerca de 1%, de acordo com a lei vigente, e a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) anunciou que dessa vez o abatimento para quem quitar à vista o montante será de somente de 10% e 7%, dependendo da data do pagamento - antes a redução para a cota única inicial era de 15%.

A justificativa do titular da Sefin, José Capeloni Júnior, para a redução do desconto é uma previsão legal que consta no Código Tributário Municipal, e Belém ainda segue como uma das capitais brasileiras onde o desconto no pagamento do IPTU é dos maiores. O titular da pasta também diz que “com a taxa de juros retrocedendo, um desconto maior representaria muito à capital e acabaria sendo uma renúncia fiscal muito grande para a cidade”.

No entanto, o Índice FipeZap, que acompanha o preço de venda de imóveis residenciais, registrou estabilidade no último mês de dezembro (+0,01%) e encerrou o ano passado com queda nominal dos preços de 0,53% na comparação com o final de 2016.

O pagamento do IPTU pode ser realizado em cota única ou em até dez parcelas, sendo que a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro e a última em 10 de novembro. Para o pagamento em cota única até 10 de fevereiro, o desconto será de 10%; e de 7% se feito até o dia 10 de março de 2018.

REAJUSTE NÃO TEM A VER COM PROJETO DE LEI

Segundo o presidente da Comissão de Assuntos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB/PA), Américo Ribeiro, o aumento publicado no DOM não se refere ao polêmico projeto de lei do Executivo que tentou aumentar o IPTU de Belém em 40% junto à Câmara Municipal de Belém (CMB) no final de 2017 - e que acabou retirado de pauta por força de decisão judicial da 1ª Vara de Fazenda por desrespeitar os trâmites condizentes a um PL de tamanho efeito para a rotina da população, como a tramitação nas comissões da Câmara e discussão em audiências públicas. Ele confirma ainda que o que consta no DOM de 18/12/2017 é um texto republicado de 31 de outubro do mesmo ano, o que acontece quando é preciso fazer correções textuais.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém informou que não houve reajuste no valor do IPTU, e sim uma atualização na tabela do padrão construtivo, referente ao metro quadrado, que estava desatualizada há vários anos e mesmo com o reajuste se mantém abaixo dos índices apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sindicatos de Construção Civil. A Sefin esclarece, por sua vez, que essa atualização não tem absolutamente nada relacionado com que estava em discussão na CMB.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias