Frequentadores do Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, em Belém, reclamam da falta de manutenção da área. Uma parte da calçada da orla está com uma rachadura que aumenta a cada dia desde que foi constatada, em outubro do ano passado. A obra custou R$ 100 milhões na época e foi inaugurada em 2012.
A única providência tomada pelo poder público, desde que a rachadura foi descoberta há três meses, foi o isolamento dessa área com uma cerca móvel e uns cones, segundo contam os vendedores locais.
Veja imagens do Portal da Amazônia
Para o vendedor Carlos Augusto, 54, a situação gera muita preocupação especialmente para quem vai ao local com crianças pequenas ou quem não conhece o lugar. “Isso até afasta os frequentadores. Eles ficam com medo e acabam desistindo de passear pelos riscos de queda e acidentes”, diz o comerciante que trabalha há cinco anos no Portal, praticamente desde quando o ponto turístico ficou pronto.
O aposentado Pedro Capela, 68, também concorda que as pessoas precisam redobrar a atenção ao circular pelo Portal. “Prefiro a Praça Batista Campos para fazer essas caminhadas por causa da sombra, mas decidi de última hora vim para cá”, conta.
Com o filho de sete anos em momento de lazer no espaço, o operador de máquinas Jesus Nazareno, 37, acredita que o ideal seria que o poder público fizesse serviços de manutenção e restauração de partes deterioradas. “É um lugar grande que requer serviços de qualidade e com urgência”, observa.
As madeiras que compõem algumas estruturas da orla também estão deterioradas. “Atrás da quadra, a gente vê alguns pequenos buracos e, na quadra, fica sempre um pouco de água da chuva”, critica o lavador de carros, Gutenberg da Costa, 32.
RESPOSTA
Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo informa que fez um levantamento técnico dos danos e das medidas necessárias nessas áreas do Portal. A Prefeitura de Belém está acionando a empresa responsável pela execução da obra para reparar o problema apresentado. Enquanto isso, a Defesa Civil providenciou novo isolamento da área. A respeito da revitalização geral do espaço, a Serub já fez levantamento técnico para realizar processo licitatório.
NÚMEROS
R$ 100 milhões - Foi o valor total da obra, segundo a administração passada, de Duciomar Costa.
2012 - Foi o ano de entrega do Portal da Amazônia.
3 meses - É o tempo de isolamento de uma parte da calçada da orla, que está com uma rachadura.
(Wal Sarges/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar