Com programação diferenciada em diversos municípios do interior do Estado, o Carnaval costuma movimentar as estradas do Pará. A prova disso é a movimentação esperada no Terminal Rodoviário de Belém para o período do feriado. De acordo com a Sinart, cerca de 42.300 pessoas devem transitar pelo local no carnaval deste ano. O número representa um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dentre os destinos mais procurados dentro do Estado estão Mosqueiro, Vigia, Cametá, Bragança, Marudá e Curuçá. Dentre eles, muitos detêm algumas das manifestações culturais mais famosas do Estado neste período do ano. Em Vigia, o bloco “As Virgienses” reúne homens vestidos como mulheres; o “Pretinhos do Mangue” faz a festa em Curuçá e em Cametá a tradição é por conta dos blocos de micareta.

Ainda segundo a Sinart, quando se trata do resto do país, os destinos mais procurados são da Região Nordeste: São Luís, Salvador, Natal, Fortaleza e Recife. Grande símbolo do Carnaval das Escolas de Samba, o Rio de Janeiro é o representante do Sudeste entre os destinos mais procurados no Terminal Rodoviário de Belém neste período do ano.

ORIENTAÇÕES DO SINART

A bagagem deve ter identificação externa e interna com seus dados pessoais. Se for extraviada ou esquecida, será mais fácil de identificá-la.

Não deixe crianças sozinhas ou sem identificação. Em caso de desencontro, procure o posto do Juizado de Menores do Terminal.

Para um embarque tranquilo, chegue ao Terminal pelo menos 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.

Viagens nacionais: leve sempre a ficha de identificação que você recebe quando adquire a passagem devidamente preenchida. Tenha em mãos a passagem e seu documento de identidade.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS