O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu na tarde de quarta-feira (7) a deputada federal Júlia Marinho, que busca soluções para os prejuízos causados pelo avanço do mar nos municípios de Bragança e Maracanã, ambos no nordeste paraense.

Naquelas cidades, a força das águas já derrubou casas e expulsou famílias inteiras de terrenos. As áreas mais afetadas são a vila de Taperaçu, em Bragança, e a vila Quarenta do Mococa, em Maracanã. Os dois locais são importantes pólos pesqueiros e turísticos dos respectivos municípios.

Durante a reunião, a deputada federal relatou que os moradores da vila Quarentena do Mococa clamam para que ações sejam feitas para “salvar moradias das fortes erosões nestas regiões tão populosas”.

Obras em Mosqueiro

A proteção a áreas afetadas pelo avanço das águas é um tema que está em foco nas ações de Helder durante o comando do Ministério de Integração Nacional: no passado, o ministro obteve um total de R$ 27 milhões para obras de recuperação da orla da ilha de Mosqueiro.

A primeira parcela da verba, de aproximadamente R$ 7 milhões, foi liberada em setembro de 2017. Com os recursos, serão realizadas intervenções em 10 praias de Mosqueiro: Ariramba, Areião, Marahu, Baía do Sol, Murubira, Paraíso, Grande, Porto Arthur, do Bispo e Chapéu Virado.

(DOL)

MAIS ACESSADAS