Os municípios brasileiros que possuem acima de 20 mil habitantes devem desenvolver um Plano de Mobilidade até abril de 2019. Para contribuir com esse processo, a rede Bike Anjo e a UCB - União de Ciclistas do Brasil, com apoio do iCS - Instituto Clima e Sociedade, criaram e realizam, desde dezembro de 2015, a campanha Bicicleta nos Planos.

A Campanha busca engajar e assessorar municípios brasileiros e a sociedade civil a incluírem a bicicleta, com qualidade, nos seus Planos de Mobilidade Urbana (PlanMobs).

Oficina

Representantes de ao menos 13 cidades de quatro Estados da Região Norte e do Maranhão participam, nesta terça (20) e quarta-feira (21), em Belém, da Oficina de Formação pela Bicicleta, evento é promovido pela rede Bike Anjo e a UCB - União de Ciclistas do Brasil, com apoio do iCS - Instituto Clima e Sociedade. Desde 2015, as organizações realizam a campanha Bicicleta nos Planos.

A oficina tem o objetivo de gerar conhecimento e experiência de técnicos e gestores das prefeituras, bem como de lideranças e membros da sociedade civil que promovem a bicicleta para a inclusão da mesma nas políticas públicas urbanas e sua implementação nas cidades brasileiras.

Os coordenadores da Campanha, João Paulo Amaral, de São Paulo e Guilherme Tampieri, de Belo Horizonte, estão na cidade para ministrar a Oficina, que terá como conteúdo os seguintes assuntos: por que promover a bicicleta; o que compõe uma política da bicicleta e como ela se integra a outras políticas urbanas; ferramentas de planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade; e experimentação prática destas ferramentas.

Serviço

Quando? Terça (20) e Quarta (21), 8h às 18h. Onde? Let's Bike Café (Alcindo Cacela, entre João Balbi e José Malcher).

(DOL com informações do Bike Anjo)

MAIS ACESSADAS