O Instituto Nacional do Seguro Social está testando a automatização de outros serviços, ou seja, a possibilidade de serem realizados sem a necessidade de o cidadão ir a uma agência do INSS para formalizar o pedido e levar documentos. Entre os serviços que serão testados estão a mudança da agência de relacionamento, a solicitação de pagamento não recebido de benefício, a alteração da forma de recebimento do pagamento, o cadastramento da procuração em caso de representante legal, entre outros.

Para que esses serviços, conhecidos no INSS como ‘Serviços de Manutenção de Benefícios’, possam ser realizados a distância, primeiramente é preciso que eles sejam agendáveis, isto é, precisam de agendamento prévio aqui pelo Portal do INSS (Meu INSS) ou telefone 135. O próximo passo então é testar, o que será feito em 14 unidades em diferentes cidades do país, por dois meses. 

Após esse período de testes, serão analisados então os serviços que podem de fato ser realizados pelo Meu INSS, ou seja, sem a necessidade de ida a uma agência. Assim que os testes com os serviços citados forem concluídos, serão então disponibilizados à população, na Central de Serviços Meu INSS.

(Diário do Pará)

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