Na manhã de ontem (20), três gerentes da Hydro Alunorte prestaram esclarecimentos na Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), em Belém. Eles seriam responsáveis pelo processo de tratamento de rejeitos minerais da empresa localizada no município de Barcarena. 

Os funcionários conversaram com o delegado Vicente de Paulo, que investiga o caso do vazamento da bacia de rejeitos que aconteceu no dia 17 de fevereiro. 

A Polícia Civil está na fase de colher esclarecimentos de alguns funcionários da empresa norueguesa que vão ajudar no inquérito. No entanto, até o momento ninguém está sendo acusado. Paralelo a isso, o delegado aguarda resultado de perícias realizadas pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves sobre a contaminação da água em Barcarena. 

Os gerentes não quiseram falar com a imprensa, assim como o delegado também não atendeu a reportagem. Em nota, a Hydro informou que “a empresa se mantém aberta ao diálogo com os órgãos governamentais municipais, estaduais e federais e está colaborando com as autoridades”.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS