A Páscoa está chegando e quem tem criança em casa já começa a se preocupar com a compra dos doces. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os preços dos ovos de Páscoa aumentaram em quase 4%, acima da inflação, em relação ao ano passado. Para tentar economizar, muita gente decide pesquisar antes de comprar para tentar achar a opção mais viável.

A diarista Rosa Silva, 52 anos, começou a pesquisar cerca de 10 dias antes do domingo de Páscoa, para não pesar tanto no bolso na hora de presentear o filho e o sobrinho. “Já vi que tem locais com preço bem melhor que em outros e também tem outras opções de presente, como os coelhos de pelúcia”, diz a diarista. 

Já a aposentada Marina Rocha, 54 anos, fez as contas e decidiu que é melhor comprar caixas de chocolate. “Com o preço que eu pagaria em um ovo grande, acho mais vantagem comprar caixa de chocolate e tablete, que vem mais e mais diversificado”, observa a aposentada.

6 DICAS PARA ECONOMIZAR NA PÁSCOA

1 Compare: avalie a diferença de preço entre uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa. Dependendo do caso, o valor do ovo pode superar em até 400%.

2 Pense: não haja por impulso, pois isso pode levar ao comprometimento das finanças.

3 Priorize: evite desperdício de dinheiro e de alimento e presenteie com os doces somente quem dá mais valor, como as crianças.

4 Negocie: Se for comprar vários itens à vista e da mesma marca, sempre é válido negociar um desconto na compra.

5 Substitua: Considere trocar ovos de marcas mais caras por caseiros, que também possuem boa qualidade e às vezes são mais baratos.

6 Simplifique: É possível fazer algo coletivo também, por exemplo, uma cesta com chocolates para várias pessoas que moram na mesma casa. 

Fonte: Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS