Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2017, do IBGE, em 2017, 21% do total de domicílios paraenses possuíam carro. A taxa é maior apenas do que a do estado do Maranhão, com 17%, indicando grande dependência da população que reside no Pará ao transporte público para locomoção diária. No topo da tabela estão os estados de Santa Catarina e Paraná tinham respectivamente, 74% e 68% dos domicílios possuindo carro em suas garagens. 

Com relação a outro meio de transporte bastante utilizado pela população paraense no dia a dia, a motocicleta é mais frequente nos lares estando presente em 33% no total de domicílios, colocando o Pará no ranking brasileiro em 11º lugar. O estado que tem maior taxa de motocicletas nos domicílios é Roraima com 52% e o que apresenta menor taxa é o Rio de Janeiro com 8% no total de domicílios.

A pesquisa do IBGE também obteve informações de outros bens que estão cada vez mais presentes nas casas paraenses relacionadas ao acesso à informática e internet, com destaques ao microcomputador e ao celular.

Com relação ao microcomputador, o Pará é um dos estados brasileiros com menor taxa desse equipamento por domicílio, 24% do total de domicílios, perdendo apenas para o Maranhão que tem 18% das casas com esse equipamento. No quesito presença de celular nos lares, o Pará também tem baixo desempenho com 86% das casas com presença desse equipamento perdendo apenas para o Piauí e Maranhão com 85% e 82% respectivamente.

(Com informações do IBGE)

MAIS ACESSADAS