Será realizada na manhã desta quinta-feira (28) a acareação de provas do caso da norueguesa Hydro Alunorte no auditório João Batista, na Alepa (Assembleia Legislativa do Estado do Pará), em Belém.

Os técnicos da empresa SGW Services - contratada pela Hydro Alunorte - vão apresentar contraprovas dos laudos dos pesquisadores da UFPA, do Instituto Evandro Chagas (IEC) e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), que identificaram o transbordamento das bacias de rejeitos da mineradora.

Essa é a terceira tentativa de reunir os envolvidos para que o resultado do laudo técnico seja discutido.

Na primeira vez, no dia oito de maio, a acareação foi cancelada porque a empresa pensou que apenas eles (Alunorte) deveriam participar, dispensando os técnicos da SGW.

A segunda vez foi marcada para o dia 20 de junho, mas foi transferida para amanhã (28) após decisão dos deputados em plenária.

RELEMBRE

Em fevereiro deste ano o Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou um laudo confirmando a contaminação de Barcarena, no nordeste paraense, após bacias de rejeitos da Hydro transbordarem no município.

O caso ficou conhecido após moradores da cidade denunciarem a criação mais de vinte bacias na área para receberem rejeitos químicos, em especial de bauxita. As estruturas romperam, causando o vazamento do líquido.

Segundo o IEC, as amostras de água coletadas em Barcarena apresentaram números elevados de diversas substâncias nocivas, como fósforo total, alumínio, nitrato e sódio, além da elevação da alcalinidade da águas, atestando uma situação de dano ambiental ao ecosistema local.

(Com informações da Alepa)

MAIS ACESSADAS