Euforia, emoção e muita gritaria. Toda essa mistura de sentimentos durante a Copa do Mundo e um clima quente, como o do Pará, contribuem para aumentar as queixas de gripes, problemas na garganta e dificuldades respiratórias.

Fonoaudiólogos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) ressaltam a importância dos cuidados com a voz, principalmente durante os jogos.

De acordo com a fonoaudióloga do CIIR, Ana Carolina Teixeira, a hidratação é o cuidado mais importante com a voz. “É preciso evitar a desidratação das pregas vocais. Tomar bastante água, em temperatura ambiente, é o melhor caminho. O ideal é deixarmos uma garrafa sempre por perto, para tomarmos de 15 em 15 minutos, pelo menos”, disse a especialista, ressaltando que alimentos apimentados, achocolatados e leite são propícios a gerar o conhecido “pigarro”.

Sem abusos

Outro cuidado que o torcedor deve ter durante os jogos é com os abusos vocais. Segundo o fonoaudiólogo Nelson Furtado, “se você tem costume de gritar e falar muito alto pode haver alterações e dilatações na prega vocal, inclusive o aparecimento de cistos”.

A famosa “roquidão”, segundo o especialista, é provocada pela disfonia (enfraquecimento da voz). A orientação dos profissionais é para que os torcedores falem no padrão normal, sem abusos.

MAIS ACESSADAS