O cavalo machucado encontrado agonizando às margens da BR-316, há pelo menos dois dias, enfim conseguiu ser retirado do local e foi encaminhado para o campus da Universdade Federal do Pará da cidade de Castanhal, nordeste paraense, onde passará por procedimentos cirúrgicos em breve.

A informação foi dada por Raquel Viana, presidente do abrigo de animais Aufamily. Raquel explicou à reportagem que, devido a intransigência burocrática dos órgãos municipais de Marituba (onde o animal foi encontrado), precisou arcar com todas as despesas de transporte do animal. Para isso, ela contou com a solidariedade dos trabalhadores do abrigo.

“Tivemos que pagar R$700 porque nem a prefeitura de Marituba, nem DEMA (Delegacia do Meio Ambiente), e nem o Batalhão Ambiental aceitaram transportar o animal. Ele está na UFPA de Castanhal, que é a única que possui recursos para tratá-lo e fazer os procedimentos necessários para tentar salvá-lo”, explicou Raquel.

O animal, agora, irá aguardar os diagnósticos necessários, que determinarão a melhor forma de tratá-lo, uma vez que ele encontra-se bastante debilitado. O cavalo, segundo Raquel Viana, está se alimentando e bebendo bastante água espontâneamente, o que é um bom sinal.

DOL entrou em contato com a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA) e aguarda um posicionamento. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS