A 5ª edição da Feira de Mineração “Exposibram Amazônia”, que seria realizada no Pará no período de 29 de outubro e 1º de novembro deste ano, foi cancelada. A expectativa da organização era de reunir cerca de 4 mil pessoas, entre mineradores e fornecedores do setor de todo território brasileiro. Contudo, segundo o organizador, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento ficou inviabilizado devido à atual conjuntura político-econômica do país.

Diretor de comunicação do IBRAM nacional, Paulo Henrique Soares ressaltou que a dinâmica da organização é de realizar o evento um ano no Pará e um ano em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. O primeiro planejamento para o de 2018 seria realizar o evento em Belém, mas como não houve uma grande adesão de patrocinadores, a ação foi pensada em um formato menor e seria realizado no município de Marabá, sudeste paraense. Mesmo assim não foi possível manter. “O IBRAM lamenta não realizar, mas acreditamos no potencial do Estado do Pará e vamos continuar trabalhando para viabilizar os eventos”, pontua. 

Gerente executivo do IBRAM Amazônia, Raul Porto explicou que o evento é dividido em exposição com fornecedores do setor e um congresso que realiza debates de diversos temas. “O momento difícil do Brasil, politico e econômico, foi o que fez os patrocinadores recuarem, por falta de viabilidade econômica”, pondera. 

(Pryscila Soares)

MAIS ACESSADAS