plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Com fechamento do hospital do Guamá, pacientes são atendidos no corredor do PSM da 14

Com o fechamento do Hospital de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá, no início de julho, a população que precisa de atendimento médico está tendo dificuldade, já que estão sendo encaminhadas para Unidades de Pronto Atendi

Com o fechamento do Hospital de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá, no início de julho, a população que precisa de atendimento médico está tendo dificuldade, já que estão sendo encaminhadas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e/ou para o Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, na Travessa 14 de Março, no bairro do Umarizal. Com isso, os locais de atendimento estão ficando super lotados, e os pacientes precisam ser atendidos nos corredores das unidades.

De acordo com denúncia de um funcionário que trabalha no PSM da 14 de março, que prefere não se identificar, a situação está precária no local. “Os paciente do PSM do Guamá estão na sendo encaminhados para as UPAS e os mais graves para o PSM da 14. Só que para piorar a situação aqui, o primeiro atendimento que é realizado na sala azul, como é chamada, está acontecendo no corredor do hospital, pois a sala está fechada para a reforma”, conta o funcionário.

Ele diz não concordar com o fechamento dessa nesse momento, já que a procura por atendimento no hospital aumentou devido ao fechamento do PSM do Guamá. “Essa reforma não deveria estar acontecendo agora. Os profissionais estão fazendo os procedimentos no corredor e isso põe em risco o paciente e a gente (funcionários)”, afirma.

A previsão é de que a obra do PSM do Guamá seja concluída dentro do prazo de dez meses, ou seja, em maio de 2019.

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que houve um aumento da procura pelo HPSM Mário Pinotti de pacientes de classificação azul e verde, que são de baixo risco e que podem ter seus casos conduzidos na UPAs e nas unidades municipais de saúde com urgência e emergência. Esses pacientes são orientados a procurar outros serviços, mas preferem permanecer no hospital. De acordo com a classificação de risco, é priorizado o atendimento de pacientes vermelhos, laranjas e amarelo, que possuem risco de morte.

A Sesma esclarece ainda que a Sala Azul está fechada para um serviço de ampliação do espaço, que já estava previsto e tem previsão de conclusão até o final do mês. Nenhum paciente é atendido no corredor. Todos estão sendo encaminhados para atendimento em duas salas de observação que estão sendo usadas neste período de obra.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias