Com mais de 20 dias de atraso, as obras de manutenção e conservação da Praça Santuário, localizada na frente da Basílica de Nazaré, no centro de Belém, seguem interditando a praça que está sem acesso ao público desde o mês passado. Com a promessa de restaurar o espaço para o Círio Nazaré deste ano, a intervenção da Prefeitura de Belém começou no dia 4 de julho passado, com um prazo de 30 dias e orçamento de mais de R$ 106 mil. Ela deveria ter sido entregue no dia 3 de agosto.

Apesar de apoiarem a reforma por trazer melhorias para um ponto turístico tão importante, devotos se preocupam com o atraso para a entrega das obras. “Eu espero que fique pronto logo, né? Porque o Círio tá aí na porta. Não pode atrasar mais”, alerta a auxiliar administrativa Fátima Oliveira, 57, que mora ali próximo.

(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Também morador da área, Marcos de Abreu, 35, diz não entender o motivo do trabalho ainda não ter sido encerrado. “Tem muito tempo essa obra e ela é simples. Já deveriam ter acabado”, afirma. “É um problema interditarem um espaço desse, na frente da igreja, por tanto tempo. Ela é muito frequentada pela comunidade”, relata. A estudante Franciele Ferreira, 33, que visitava a Basílica, concorda que em pontos turísticos como aquele não deveria haver atrasos. “É complicado, é um ambiente de turismo, não pode ficar fechado. Essas obras precisam ser ágeis. Todo dia tem turista, visitante, o Círio tá na porta”, comenta.

RESPOSTA

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) afirma que as obras na praça se encontram em estágio avançado, com pisos recuperados, grades preparadas para receber pintura, entre outros. De acordo com a nota, o projeto precisou passar por ajustes técnicos e as obras devem ser retomadas em breve, embora não tenham divulgado uma previsão oficial.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS