plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiéis em Belém saudam Nossa Senhora do Bom Remédio e cariocas a Virgem de Nazaré

Os moradores do Conjunto Satélite, em Belém, festejaram o 40º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio. A procissão é conhecida por reunir devotos de vários bairros da cidade e até mesmo de outros municípios. O cortejo saiu às 8h, do Conjunto Pedro Teixeira,

twitter Google News

Os moradores do Conjunto Satélite, em Belém, festejaram o 40º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio. A procissão é conhecida por reunir devotos de vários bairros da cidade e até mesmo de outros municípios. O cortejo saiu às 8h, do Conjunto Pedro Teixeira, e percorreu as principais ruas da comunidade.

A veneração à Nossa Senhora do Bom Remédio começou na Europa, na Idade Média, por frades trinitários. Foram eles que trouxeram a devoção à Santa para o Brasil, em especial ao Nordeste e a Minas Gerais. No Pará o culto iniciou na década de 1970, tendo o Satélite como a primeira comunidade.

A procissão, que no início reunia um pequeno grupo de moradores, acabou se espalhando e poucos anos depois a comunidade tornou-se paróquia, atraindo devotos de várias localidades.

Este ano, o Círio teve como tema “Nossa Senhora do Bom Remédio, mãe intercessora das famílias”.

Segundo o pároco da comunidade, padre José Luiz Fernandes, além de remeter ao trabalho leigo da igreja, o tema também foi escolhido pelos próprios católicos do Satélite. O religioso ressalta a importância que o Círio tem na renovação cristã dos moradores, que aguardam com expectativa por esse momento.

“A palavra remédio é no sentido espiritual, significa a condição que Nossa Senhora oferece para que as pessoas superem as suas dores”, explica.

PROMESSEIROS

Durante a procissão, os participantes fizeram diversas manifestações de devoção e fé. O pequeno Vinícius Gabriel, de apenas 11 anos, já acompanha o círio do Satélite desde os dois anos, por influência da avó. Este ano, a tradição teve um significado especial para ele.

“Estou pagando uma promessa pela saúde da minha avó, que tinha um tumor na cabeça. Foi Nossa Senhora que fez com que ela ficasse curada”, garantiu o menino.

A dona de casa Ana Lúcia, 58, também acompanha a procissão há mais de uma década, sempre com a imagem de Nossa Senhora do Bom Remédio nos braços. Este ano ela quis apenas agradecer.

“Sou devota, faço pedidos pela saúde e paz da minha família. Somos muito abençoados por ela e só temos a agradecer”, destacou Lúcia.

Depois de duas horas e meia de traslado, a imagem de padroeira chegou à igreja matriz do Satélite, onde foi realizada a missa solene. A festividade, que começou no dia 8 de agosto com novenas e retiros espirituais, encerra no próximo domingo (9) com missas e apresentações culturais.

Cariocas celebram mais um Círio de Nazaré

Imagem da Virgem de Nazaré saiu de Belém para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Dando continuidade a peregrinação pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro no último dia do Círio, ontem, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pela comitiva até o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, onde foi recepcionada com muita festa, fogos e manifestações de devoção dos fiéis.

Um mini círio foi realizado no local com a distribuição de pedaços da corda de 120 metros utilizada durante a procissão pelos romeiros que testemunhavam sua devoção a Mãe de Jesus.

Acolhendo a imagem peregrina vinda diretamente de Belém pela décima vez, os dirigentes da Feira de São Cristóvão, juntamente com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, realizaram a troca do manto de Nossa Senhora de Nazaré do Centro de Tradições Nordestinas.

Dom Orani frisou a importância de celebrar, não somente a cultura religiosa, mas também de todo o povo brasileiro. Segundo o presidente da Associação Cultural Nossa Senhora Rainha de Todos os Santos, Flávio Xavier, foi gratificante receber mais uma vez a imagem da Santa, e ver como a fé transforma o local.

“Neste ano estamos recebendo pela 10º vez a imagem peregrina oriunda do Santuário de Belém do Pará para demostrar o valor da nossa fé através da devoção. A realização do Círio aqui é um fato muito importante”, contou Flávio Xavier.

Em seguida, a comitiva com a imagem visitou a Capela Nossa Senhora de Nazaré, no Cacuia, na Ilha do Governador, pertencente à Paróquia Sagrada Família. O pároco, padre Carlos Gómez Saiz, acolheu o cortejo juntamente com os fiéis devotos, que participaram da celebração missionária presidida pelo arcebispo, Dom Orani João Tempesta.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!