Foi capturada, no final da manhã desta terça-feira (4), a onça preta que estava dentro de um condomínio de luxo, localizado em Outeiro, distrito de Belém. O animal foi visto no final da noite de ontem (3) por moradores do local, que acionaram a Polícia Militar.

De acordo com informações do Museu Emílio Goeldi, a onça chegou ao museu por volta das 14h30 e está sendo cuidada por uma equipe de veterinários. Ela deve ficar em quarentena.

A captura foi realizada por analistas ambientais do Ibama, juntamente com agentes do Batalhão de Polícia Ambiental. Segundo Débora Siqueira, uma das analistas que participou da operação, o animal foi capturado por volta das 11h, dentro do condomínio.

“Foi tranquilo na medida do possível. Ela [a onça] estava no mesmo local onde foi vista na madrugada”, comentou Débora.

Segundo a analista ambiental, o felino pesa cerca de 70 quilos (a medição foi feita já no Museu Goeldi) e é uma onça pintada melânica (de coloração escura). Foram usados tranquilizantes na captura do animal. 

Ainda não foi possível, de acordo Débora, avaliar se a onça era um animal selvagem, já que existe uma área de mata próxima ao condomínio, ou se ela estava sendo mantida em cativeiro. O acompanhamento do comportamento do felino - que ajudará a determinar a procedência dele - será feito pelos analistas do Ibama e pelos técnicos do Museu Goeldi.

“Também iremos avaliar se haverá condições de soltura ou se o animal será destino para um cativeiro legalmente habilitado”, explicou a analista do Ibama.

(DOL)

MAIS ACESSADAS