Uma criança de apenas cinco anos teve os cabelos arrancados por uma máquina de moer mandioca em uma comunidade ribeirinha no município de Portel, no Marajó, no último sábado (22).

A menina foi socorrida às pressas. Em nota, o Hospital Regional Público do marjó (HRPM), em Breves, informou que a criança vítima de escalpelamento está internada da UTI Pediátrica, sedada com estado estável.

Ainda segundo o hospital, a criança será transferida por uma UTI aérea nesta segunda-feira (24), para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

ORVAM

A Orvam foi criada ainda em 2011. Hoje, o carro chefe da organização é a confecção de perucas, que recuperam a autoestima dessas mulheres e ajudam em sua recuperação. Além disso, elas fornecem tratamentos psicossociais e cursos de capacitação com o intuito de reinseri-las no mercado de trabalho. 

O acidente causado pelos motores de embarcações nos rios da Amazônia é a causa mais comum de escalpelamento, mas não a única. Acidente com máquinas, mordeduras de animais e choques também é recorrente da perda do couro cabeludo.

(Marcos Onias/RBATV)

MAIS ACESSADAS