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Festival Estrela Azul está de volta

É sempre bom degustar uma boa comida, seja no almoço ou no jantar. E o Festival Gastronômico Estrela Azul, que reúne 25 dos melhores restaurantes da capital chega à sua segunda edição em 2018 após uma estreia de sucesso no ano passado, quando caiu no gost

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É sempre bom degustar uma boa comida, seja no almoço ou no jantar. E o Festival Gastronômico Estrela Azul, que reúne 25 dos melhores restaurantes da capital chega à sua segunda edição em 2018 após uma estreia de sucesso no ano passado, quando caiu no gosto da população de Belém, se tornando sucesso de público e crítica. O festival é uma iniciativa do DIÁRIO.

Nessa nova edição o número de restaurantes participantes – alguns premiados com o Troféu Estrela Azul - subiu de 22 para 25, incluindo também outros estabelecimentos indicados por internautas em votação exclusiva no DOL. A expectativa é de que o evento vá incrementar o movimento dos restaurantes e servir o melhor da gastronomia paraense no período de 24/10/2018 a 18/11/2018.


(Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Cada um dos restaurantes participantes produziu um cardápio exclusivo composto por entrada, prato principal e sobremesa, ao valor único de R$ 49,90 (mesmo valor do ano passado) que estará disponível para os clientes apenas no período do festival. O evento traz vantagens para os estabelecimentos, que podem atrair novos clientes, além de proporcionar ao público oportunidade de experimentar as delícias dos mais variados restaurantes de Belém .

É bem simples participar: não há necessidade de fazer inscrição nem de comprar nada de forma antecipada. Basta comparecer a um dos restaurantes participantes, à sua escolha, e solicitar o cardápio do Festival Estrela Azul.

Cada estabelecimento tem seu próprio cardápio para o evento, ou seja, o que será servido no Buiagu, por exemplo, não será o mesmo do restaurante Privilége, já que a intenção do festival é proporcionar todas as oportunidades de degustar combinações diferentes.

Camilo Centeno, diretor geral do grupo RBA, ressalta que o projeto foi pensado para valorizar a gastronomia paraense. “Essa iniciativa se soma às várias iniciativas do DIÁRIO para promover o que é nosso aqui e lá fora. Nesse caso, a cozinha e os excelentes profissionais locais que fazem da nossa cozinha a mais original e uma das mais saborosas do país”, destaca. Hettore Sbrama, um dos sócios do restaurante Mamma Emma, especializado em comida italiana, diz que a primeira edição superou todas as expectativas. “Foi um sucesso estrondoso. Realmente impressionou a todos os colegas proprietários de restaurantes que participaram”, disse o empresário, que em 2017 participou do Festival com o antigo restaurante La Madre e este ano participa com o Mamma Emma e La Traviata.

SUCESSO

Alexandre Barros, proprietário do restaurante Brasileirinho, há 11 anos no mercado, com especialidades na área de peixe e mariscos, classificou a primeira edição do festival como surpreendente. “Esse foi o comentário unânime não apenas no meu restaurante, mas que ouvi de vários outros amigos que também atuam na área e que participaram do festival.

Segundo Barros, a surpresa foi tão grande que muitos estabelecimentos não se prepararam adequadamente para a demanda, que foi bem acima do esperado. “É um evento que tomou uma proporção inesperada e que já é esperado por todo o ramo gastronômico de Belém. Com certeza esse ano vai repetir o mesmo sucesso”, diz.


(Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

O empresário afirma que seu restaurante conseguiu muitos novos clientes após participar do festival. “E essas pessoas quando retornaram já perguntavam quando seria a próxima edição do festival”. Alexandre esteve fazendo cursos de gastronomia na Colômbia e no Peru e disse que festivais semelhantes ao Estrela Azul acontecem nesses países, com menu completo a um preço mais acessível. “Lima e Bogotá são hoje capitais mundiais da gastronomia e Belém está nesse caminho”

Daniela Martins, proprietária do restaurante “Lá em Casa”, diz que a iniciativa foi tão boa que numa sexta-feira do festival a casa chegou a vender 20 pratos do menu especial, coisa que muito raramente acontece em dias normais. “Fazer com que uma pessoa com um poder aquisitivo não tão alto possa experimentar comida de restaurantes de alto nível é fantástico. Ter o prazer de proporcionar isso é muito bom para gente e ter a chance de divulgar o nosso trabalho é muito prazeroso”, destaca.

Incentivo para a gastronomia paraense

O festival integra uma série de ações que o Grupo RBA, em especial o DIÁRIO, produz para incentivar a gastronomia paraense. Tudo começou com o projeto Passaporte Belém, cuja primeira edição ocorreu em 2014, e tem o objetivo de reunir e divulgar o que há de melhor para fazer e comer em Belém.

Em 2017 o passaporte Belém inovou ao realizar o prêmio “O Melhor da Gastronomia”, que conferiu aos melhores restaurantes de cada categoria o Troféu Estrela Azul, que foi repetido esse ano. O projeto tem o patrocínio do Hapvida, Doratta, Claro, Fibra, Tijuca e Líder.

No “Passaporte” são lançados cinco fascículos a cada ano, onde leitor pode saber mais dos restaurantes mais renomados e os pratos mais pedidos de cada um. Em seguida, a cada edição o conjunto dos suplementos é transformado em guia de bolso.

RESTAURANTES PARTICIPANTES:

  • A Forneria
  • Avenida
  • Brasileirinho
  • Buiagu
  • Casa de Noca
  • Famiglia Sicília
  • Lá em Casa
  • Mamma Emma
  • Manjar das Garças
  • Point do Açaí
  • Privilége
  • Tutto
  • Mango
  • Grand cru
  • Beto Salomão
  • Amazon Beer
  • Bosque Sport Bar & Bowling
  • Cité
  • Adega das 11 Enoteca
  • Decanter Enoteca
  • La Traviata
  • Olho de Boto
  • Boteco do Camarão
  • Santa Chicória
  • Aviú

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

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