Foi realizado na tarde deste domingo (21), a 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTI, em Belém. O evento tem como tema "Resistir para existir: contra a LGBTIfobia. Parem de nos matar!".

Veja na galeria mais imagens do evento

A concentração começou às 12 horas, em frente ao prédio da Companhia Docas do Pará (CDP), e teve saída às 16 horas em direção ao bairro de São Brás. 

(Foto: Isidoro Calixto/RBATV)

Segundo a organização, o evento tem como objetivo expressar a importância da criminalização da violência vivida pela comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). É estimada a participação de 800 mil pessoas.

(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

A 17ª Parada do Orgulho LGBTI seguiu pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré, Magalhaes Barata, encerrando em São Brás, por volta das 20 horas, com um show. Com isso, o trânsito na região ficou bem lento, deixando algumas vias bastante engarrafadas.  

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) foram registrados alguns episódios de furto dentro da passeata, além de brigas entre participantes.

De janeiro até agosto, foram mortos no brasil 294 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais por crimes motivados pelo preconceito, segundo levantamento do grupo gay da Bahia.

Já balanço do #disque100 neste primeiro semestre contabilizou 713 denúncias em todo o país, que somam 1.187 diferentes tipos de violências, sendo as mais frequentes: violência física, violência psicológica e discriminação.

(DOL)

MAIS ACESSADAS