Violinista e aluno de Regência da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o paraense Daniel Lima oferece este mês duas palestras voltadas para quem deseja conhecer melhor o universo da música clássica, não como músico, e sim como ouvinte. A primeira será “Como Ouvir Música Clássica: Uma Introdução”, neste domingo, às 9h30. A outra, marcada para sexta-feira, 16, às 17h, volta-se especialmente para “O Romantismo Musical do Século 19”. A programação será no café da Fox Vídeo, com vagas limitadas.

O violinista conta que na época em que tocava na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, conhecia o público mais frequente e percebia que, quando conversava com essas pessoas sobre as obras que ia tocar, na saída dos concertos recebia respostas muito positivas. “Percebi que aquelas informações abriam a cabeça das pessoas sobre como ouvir aquilo. Em Belém, temos formado um grande número de profissionais, excelentes músicos, temos realizado vários concertos. Agora, os ouvintes também precisam ter uma boa formação”.

Com um conhecimento prévio, Daniel acredita que o público poderia usufruir melhor de qualquer forma de arte. Na palestra, ele faz um apanhado geral sobre o universo da música clássica, coloca o contexto das composições, dos estilos, dos compositores. “Facilita entender por que compôs daquela maneira, o que o compositor quis dizer com aquilo. A palestra passa pela história da música, como ela evoluiu ao longo dos séculos, onde está a beleza de um soneto, por exemplo, como precisa ser sua estrutura para harmonizar”, adianta. 

A segunda palestra aprofunda-se no período Romântico da história da música, quando surgiram compositores como Tchaikovsky, Brahms, Wagner e Verdi. “Não é requisito ir à primeira palestra para assistir à segunda, mas é bem legal se você puder ver as duas. Na segunda, vamos abordar o Romantismo, onde estão grandes compositores, de que as pessoas já reconhecem as músicas, mas não sabem se tratar deles”, diz Daniel. 

Quem aprecia composições com orquestrais poderosos, que abordam sentimentos à flor da pele, costuma ter mais facilidade de gostar das composições deste período. “As grandes trilhas sonoras de Hollywood são tal qual essa música do século 19, então já existe uma familiaridade também”, compara Daniel. 

Em ambas as palestras, não é requisito ter qualquer conhecimento sobre música clássica, apenas o interesse de conhecer o assunto e vontade de aprimorar o próprio ouvido para apreciar tais obras, indica o palestrante.

Serviço:

Palestra "Como Ouvir Música Clássica: Uma Introdução"

Quando: 11 de novembro, às 9h30

Palestra "O Romantismo musical do Século 19"

Quando: 16 de novembro (sexta-feira), às 17h

Onde: Fox Vídeo (Tv. Dr. Moraes, 584 - Batista Campos)

Quanto: R$ 40 (cada palestra)

Inscrições: (91) 4008-0007

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS