Um caminhão foi apreendido por policiais civis com oito toneladas de queijo impróprio para consumo. O alimento estava sendo transportado de forma irregular no veículo de transporte bovino.

Os policiais chegaram ao caminhão, depois de receberem uma denúncia anônima. O veículo foi interceptado nesta quinta-feira (6), no km 8 da rodovia Transamazônica, entre Marabá e Itupiranga, no sudeste do Pará.

Segundo o delegado Elcio de Deus, da Polícia Civil, os policiais já estavam investigando o crime de transporte de queijo de forma irregular de Marabá para o estado do Maranhão, quando receberam a denúncia, que naquele momento haveria mais uma entrega do alimento. As características do veículo também foram repassadas à polícia.

Uma equipe se deslocou até o local, fez a abordagem no caminhão, quando encontrou o queijo impróprio para consumo. O alimento estava coberto com lonas e sacos plásticos, e continha dejetos fecais de animais.

Após a apreensão, os policiais acionaram a Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado)  e a Vigilância Sanitária e ambos foram unânimes em condenar o queijo. “Ele não serve nem para consumo animal”, informou o delegado.

O gerente regional da Adepará, Mathias Damasceno, disse que o queijo tinha que ser transportado com refrigeração adequada. "Esse veículo é de transporte bovino e chegamos a encontrar dejetos fecais de animais, o que inviabiliza o consumo", disse.

De acordo com a polícia, a origem do queijo é de uma fazenda próxima a Vila Cruzeiro do Sul, mais conhecida como 4 bocas, em Itupiranga. O motorista foi ouvido e liberado. Já o proprietário do caminhão foi autuado em flagrante pelo crime contra o consumidor e ficou à disposição da justiça. Além dos dois, também prestou depoimento e foi liberado um ajudante de carga e descarga.

(Alessandra Gonçalves/Diário do Pará em Marabá)

MAIS ACESSADAS