Devotos de São Benedito participaram da procissão fluvial que conduziu a comitiva das praias da comunidade do Camutá para o trapiche municipal de Bragança, na manhã de sábado (8). Na chegada, os peregrinos seguiram para mais visitas pela cidade. As peregrinações seguem até o dia 17 de dezembro, quando encerra a temporada de esmolação deste ano da festividade em homenagem ao santo. Segundo a Polícia Militar, cerca de cinco mil pessoas foram à orla de Bragança assistir ao cortejo.

As comitivas das praias, dos campos e das colônias saem em meados de abril para fazer esmolações nas três referidas regiões de Bragança, como parte das atividades da programação da festividade de São Benedito, retornando a cidade somente em dezembro. A última das três a chegar à área urbana é a comitiva das praias, que tradicionalmente desembarca em Bragança no dia 08 de dezembro, após o último pernoite em zona ribeirinha, na casa da família Padilha, localizada no Camutá.

Os juízes da festividade, Marina Gardunho de Araújo e Mário Junior, vieram no andar de cima da embarcação, juntamente com o pároco da Catedral de Nossa do Rosário, padre Raimundo Elias e com a juíza da festividade, Marina Gardunho de Araújo. “São Benedito representa o sinal da nossa fé, a esperança de dias melhores e que vale a pena viver sobre a sua interseção”, disse Mário Júnior.

Após a chegada, a imagem foi recebida sob aplausos dos fiéis. De lá, a comitiva seguiu para visitar a casa de um devoto de São Benedito, dando continuidade à peregrinação que iniciou em meados de abril e só encerrará dia 17 de dezembro, véspera da abertura de mais uma festividade.

(José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS