A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está fazendo um alerta referente a baixa quantidade de bolsas de sangue em estoque. O ideal é que 300 bolsas sejam coletadas todos os dias. No entanto, no mês de dezembro, a média foi de 120 unidades e na última quarta-feira (2) foram coletadas apenas 80 bolsas. 

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, com o baixo nível de bolsas no estoque, a Fundação está priorizando atendimento, dando preferência aos mais urgentes.

“O grande problema é que a demanda deve aumentar nos próximos dias. O número de cirurgias eletivas reduziu no final do ano por conta das festas, mas agora em janeiro tudo volta ao normal” disse Juciara. 

“Estamos passando por um momento delicado, mas isso pode mudar se as pessoas se colocarem numa posição solidária e virem doar sangue. Além da sede do Hemopa, temos duas Unidades de Coleta e também nossa Unidade Móvel que está até sexta está na Presidente Vargas, tudo para facilitar o acesso do doador”, ressaltou a gerente. 

Para se tornar um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, os menores devem estar acompanhados do responsável legal. Devem ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

ONDE DOAR SANGUE?

As doações podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na estação de coleta Castanheira, de segunda a sexta, de 7h30 às 18h e no sábado, de 7h30 às 17h. Na estação de Coleta Pátio Belém, de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h e na última semana de cada mês, a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h às 13h.

(DOL)

MAIS ACESSADAS