Em alusão ao 90º Aniversário da Imigração Japonesa na Amazônia - celebrado este ano -, no último 8 de fevereiro ocorreu a Cerimônia de Conclusão da Doação do Projeto de Ampliação da Escola Nikkei de Tomé-Açu, com as presenças do representante do governo japonês, o cônsul-principal Keiji Hamada, o presidente da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA), Sílvio Kazuhiro Shibata, da secretária Municipal de Cultura de Tomé-Açu, Augusta Aquino Capelloza, e dos alunos e professores da escola e de membros da comunidade nipo-brasileira e cidadãos locais.

Em dezembro de 2017, o Governo do Japão doou o valor equivalente a US$ 84.495 por meio do programa Assistência a Projetos Comunitários (APC) para a Escola Nikkei de Tomé-Açu, administrada pela ACTA, no nordeste paraense, onde chegou a primeira leva de imigrantes japoneses na Amazônia, em 1929. Esse projeto da Escola tem como objetivo implementar melhorias na educação da região e educar indivíduos que possam colaborar ao desenvolvimento social e econômico local.

A doação financeira concretizou a construção de salas de aula, laboratório de ciências, instalação de elevador e aquisição de carteiras escolares, computadores e equipamentos de ar condicionado que proporcionarão a melhoria do ambiente educacional, além da qualidade do ensino médio.

Em seu discurso, o presidente da ACTA, Sílvio Shibata, agradeceu ao povo japonês pela doação financeira e afirmou que as melhorias realizadas na Escola Nikkei são muito importantes pois os alunos poderão usufruir de um ensino de qualidade e assim preparados para ingressar nas universidades.

1999 foi o ano em que o Consulado do Japão em Belém, através do APC, começou a colaborar na concretização de diversas construções, reformas e compra de equipamentos para escolas.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS