Manifestantes fecharam parcialmente uma das pistas da avenida Almirante Barroso, próximo ao Palácio do Governo, sentido São Brás, no bairro do Marco, em Belém.

Com faixas e cartazes, eles exigem que sejam chamados no concurso de agentes prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Este é o segundo protesto em menos de um mês.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) orienta que motoristas evitem a área e optem por rotas alternativas, como as avenidas João Paulo II e a Pedro Álvares Cabral.

Agentes de trânsito estão na área do protesto.

Posicionamento da Sead

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) esclareceu, através de nota, que o concurso C-199 da Susipe prevê em edital 500 vagas efetivas no cargo de agente prisional, sem cadastro reserva, e reitera que o processo transcorre dentro da normalidade e as matrículas para o curso de formação profissional, que será realizado no Instituto de Ensino e Segurança do Pará (Iesp), já foram finalizadas.

Os 500 candidatos aprovados na primeira fase do concurso já foram devidamente matriculados, conforme o cronograma previsto no certame. A formação terá caráter eliminatório e classificatório, com carga horária mínima de 600h. O curso inicia no dia 7 de março e vai até o dia 28 de junho. Após essa data, será disponibilizado um período para recurso. A homologação do concurso C-199 deve ocorrer final do mês de julho de 2019.

A Sead informou ainda que um grupo de candidatos vem sendo atendido pela Procuradoria Geral do Estado, que realizará uma análise jurídica sobre a legalidade da convocação dos excedentes no concurso.

(DOL)

MAIS ACESSADAS