Quatro presos que seriam transferidos para presídios federais após a rebelião no presídio de Altamira, no sudoeste paraense, foram mortos durante transporte entre Novo Repartimento e Marabá na noite da última terça-feira (30).

16 decapitados entre 55 detentos mortos em rebelião em Altamira

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), durante o transporte, presos participantes da briga entre facções em Altamira, estavam algemados, divididos em quatro celas.

A Segup disse ainda, que a capacidade das celas era para até 40 presos, 30 eram transportados. O Estado não possui caminhão com celas individuais.

Massacre em presídio de Altamira é o 2º grande motim do ano no país

Ainda de acordo com a Segup, ao chegar a Marabá, os agentes encontraram quatro presos mortos por sufocamento em duas celas. Todos os 26 presos remanescentes serão colocados em isolamento. As razões deste fato estão sendo investigadas.

DECAPITAÇÃO E MORTOS

Segundo a Susipe, a rebelião foi provocada por briga entre organizações criminosas, iniciada por volta das 7h, quando internos do bloco A invadiram o anexo.

Em nota, a Susipe informou que “três internos de uma das organizações foram mortos e dois agentes da Susipe feitos como reféns. Posteriormente, a sala foi trancada e os presos atearam fogo. A fumaça invadiu o anexo, ocasionando a morte de pessoas por asfixia".

Dos 58 presos mortos, 16 deles foram decapitados.

Quatro presos foram mortos asfixiados durante transferência para presídios federais após rebelião em Altamira. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS