A Promotoria de Justiça Militar, através do promotor de Justiça Armando Brasil, vai pedir a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a atuação de um policial da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizada) durante uma blitz realizada no bairro do Jurunas, em Belém.
Um vídeo flagra o momento em que um motorista leva um tapa na cara de um policial na noite da última sexta-feira (25), na avenida Roberto Camelier com a rua Timbiras.
Vídeo: motorista leva tapa na cara de policial durante abordagem em blitz no Jurunas
Para o promotor Armando Brasil, houve desvio de comportamento dos militares. "Vou mandar a corregedoria instaurar um inquérito policial militar e conselho de disciplina em desfavor dessa guarnição da ROTAM", diz ele.
Brasil acrescenta ainda que essa não é a filosofia de trabalho da PM. "Um PM agrediu a vítima e o restante foi conivente. A PM presa pela tutela da integridade física do cidadão", ressalta.
Assista aos vídeos abaixo:
OUTRO LADO
O DOL procurou a Polícia Militar para comentar o caso na noite de ontem, mas até a manhã deste sábado (26), não teve respostas.
Já o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) se pronunciou e disse que "um agente do Detran foi agredido após o veículo ser abordado por agentes de fiscalização, e ser constatada a documentação irregular".
Segundo o Detran, "o passageiro do veículo desceu para interpelar o agente de trânsito, que começou a filmar a ocorrência. O passageiro, então, atirou o celular ao chão e deu tapa no rosto do agente".
Em nota, o Detran disse ainda, que "o condutor do veículo também partiu para cima do servidor do Detran" e que "policiais da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) que passavam pelo local em uma viatura tentaram controlar a situação".
O Detran finaliza informando que "o agente de trânsito agredido foi encaminhado para exame de corpo de delito" e que "todos os envolvidos foram encaminhados à Seccional do Jurunas para realização dos procedimentos legais".
FAMÍLIA NEGA AGRESSÃO
Pelas redes sociais, a família do motorista agredido relatou outra versão do caso, afirmando que não iniciou a confusão e nem agrediu agente algum, mas que foram abordados de forma agressiva pelos agentes. "Apresentamos os documentos requeridos. Por algum motivo, seja erro no sistema ou apenas negligência, o agente do DETRAN nos alegou que o licenciamento do veículo não estava regular e que iria retê-lo. Com a certeza de que estava tudo certo, questionei, mas o agente não queria ouvir", afirmou o pai do motorista, Richarles Halliday.
Ele afirma que então uma equipe da Rotam chegou para dar apoio da abordagem, e só então houve um caso de agressão, cometido pelo policial. "A partir deste momento, as coisas só ficaram piores, nos tratando com total falta de respeito, nos abordaram e revistaram, tratando-nos como criminosos. Gritávamos, questionávamos e, do nada, um agente da ROTAM desferiu um soco no meu filho".
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Richarles Halliday (@richarleshalliday) em
Após saírem da delegacia, os familiares do motorista realizaram um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif). Eles afirmam que deverão procurar a corregedoria da Polícia Militar na próxima semana para registrar uma denúncia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar