plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
RIO DE JANEIRO

CV ordenava mortes por bilhetes de dentro de presídios

De acordo com a investigação, agente prisional servia como “pombo-correio” para organização criminosa

Imagem ilustrativa da notícia CV ordenava mortes por bilhetes de dentro de presídios camera Imagem do pátio de presídio de Catanduvas mostra Cleverson Pereira dos Santos lendo um dos bilhetes | PF

Mesmo reclusos no presídio federal de segurança máxima de Catanduvas (PR), lideranças de uma das mais conhecidas facções criminosas do Brasil, o Comando Vermelho, permanecem ordenando a prática de crimes por seus subordinados nas favelas do Rio de Janeiro. Segundo investigação da Polícia Federal, iniciada há um ano, os criminosos usavam bilhetes para ordenar mortes e torturas.

Imagens obtidas pela reportagem do portal UOL, de um banho de sol no pátio da penitenciária em 11 de abril, mostram o momento em que um bilhete era lido para Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado como o chefão do CV. Procurada, a defesa do criminoso negou as acusações

Altamira: PF prende homem com pornografia infantil

O registro mostra o interno Cleverson Pereira dos Santos, o Palmeirense, retirando embrulhos com bilhetes escondidos no uniforme. Em seguida, lê o recado para integrantes da cúpula do CV, próximo a Claudio José de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira, e João Paulo Firmiano Mendes da Silva, o Russão.

Entretanto, segundo o setor de inteligência da penitenciária, a mensagem era destinada principalmente a Marcinho VP, com quem Palmeirense fez "diversos contatos visuais, acreditando-se que ele estaria esperando alguma resposta", segundo um dos trechos da investigação interna anexada ao inquérito da PF.

As imagens ainda mostram Palmeirense colocando o bilhete em um copo de água. E, em seguida, jogando o conteúdo do copo em um ralo aberto, para eliminar a mensagem.

"Nos autos, não há qualquer indício que comprove a participação de Márcio dos Santos Nepomuceno nos supostos crimes. Em nenhum momento foi demonstrado pelas provas anexas nos autos que ele era o destinatário ou emitente dos bilhetes", disse a advogada Paloma Gurgel, que representa Marcinho VP.

De acordo com a investigação, a leitura do bilhete no pátio do presídio ocorreu um dia depois do plantão do agente penal Docimar Pinheiro, apontado como o "pombo-correio" do CV na unidade prisional.

O UOL também teve acesso a imagens encaminhadas à investigação pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), que mostram o momento em que o agente penal entregou bilhetes na portinhola da cela de um detento às 10h50 de 19 de dezembro.

Durante o procedimento de entrega da marmita ao interno Joallyson Carlos da Silva, apontado como integrante do CV, foi possível observar que ele pegou algo com o detento e permaneceu com a mão fechada até a passagem de outro agente, diz a investigação com base nas imagens. Em seguida, o agente foi flagrado pelo vídeo colocando o objeto no bolso da calça.

De acordo com o Depen, Docimar também burlou o manual de procedimentos de segurança do sistema penitenciário federal, que proíbe a entrada de um agente sozinho na área de vivência dos internos.

A reportagem completa do UOL mostra ainda que a advogada da facção, que está presa, movimentou mais de R$ 5 milhões.

Outros pontos trazidos pela reportagem é que só de movimentação suspeita, oriundas de quebra de sigilos bancários, a advogada tinha quantias em nome de uma das filhas de apenas quatro anos de idade.

Outro fato mostrado pela reportagem é a participação de agentes prisionais no esquema que facilitavam a comunicação entre os criminosos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias