plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PANDEMIA CORONAVÍRUS

Helder anuncia avanço para bandeiramento amarelo em regiões

O avanço da imunização contra a Covid-19 no Pará resultou na queda de 45% no número de óbitos de idosos acima de 70 anos

Imagem ilustrativa da notícia Helder anuncia avanço para bandeiramento amarelo em regiões camera Após reunião com comitê científico, Helder anunciou mudança nas regiões Carajás e Araguaia | Reprodução

Após reunião do Comitê Técnico e Científico, realizada na noite desta quinta-feira (17), o governador Helder Barbalho anunciou, nas redes sociais, nova mudança no bandeiramento das regiões de saúde do Estado. A partir desta sexta-feira (18), as regiões de Integração Carajás e Araguaia (Sudeste e Sul) saem da bandeira laranja, de risco médio, e avançam à coloração amarela, considerada de risco intermediário.

"Estamos encerrando a reunião do Comitê Científico da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), junto com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), para analisar o cenário epidemiológico no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no nosso Estado. A partir daí, nós estamos comunicando a mudança de bandeiramento das regiões Carajás e Araguaia. Ambas estavam em coloração laranja, de risco médio, e passam para a coloração amarela, de risco intermediário. As demais continuarão na mesma coloração, para que consigamos, gradativamente, evoluir", disse o chefe do Executivo.

Prosseguem em bandeiramento amarelo as regiões Metropolitana I e II, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, Marajó Ocidental, Nordeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós.

VACINAÇÃO

O avanço da imunização contra a Covid-19 no Pará resultou na queda de 45% no número de óbitos de idosos acima de 70 anos, de acordo com o estudo realizado pela Ufra e apresentado na reunião do Comitê. No primeiro ano da pandemia, este segmento ocupou a maior parte dos leitos da rede estadual de saúde.

A análise dos dados também indicou que, no momento do anúncio da mudança de bandeiramento, a ocupação de leitos clínicos no Pará era de 45,9%, enquanto o índice nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estava em 67,78%.

"Isto nos dá um conforto importante na oferta de leitos para a tomada das decisões. Importante é a informação de que estamos, cada vez mais, melhorando os números do nosso Estado, o que, significativamente, está vinculado à vacinação. Estamos avançando bastante. Já estamos chegando à idade de 45 anos para mais neste final de semana", reforçou o governador.

Helder Barbalho reforçou ainda à população a importância de estar atento ao calendário de vacinação dos municípios. "Portanto, acompanhe o calendário da sua cidade. Tem cidades que já baixaram ainda mais a idade. Não perca esse calendário. Você que vai pra primeira dose, compareça. Você que já fez a primeira, fique a tento ao calendário da segunda dose, que assim nós vamos vencer esta pandemia. Usem máscara, se proteja e proteja sua família", reiterou o governador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias