plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
LATROCÍNIO

Seis são condenados pela morte do dono da Esmac

Dos oito réus denunciados, seis foram condenados pelo crime contra o professor e empresário Amintas Pinheiro.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Seis são condenados pela morte do dono da Esmac camera Amintas Pinheiro foi assassinado em uma emboscada, em fevereiro do ano passado. Seis envolvidos no crime foram condenados. | Reprodução

Um crime encomendado. O mandante da morte, familiar da vítima. Foi assim que o professor, empresário e dono da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), Amintas José Quingosta Pinheiro, de 62 anos, foi assassinado no dia 5 de fevereiro do ano passado, após ser abordado por dois homens em uma motocicleta, na Avenida Centenário, perto do Conjunto Catalina, bairro do Mangueirão, em Belém.

Mandante da morte de dono da Esmac era familiar da vítima; veja informações

Amintas Pinheiro, marido da deputada estadual e professora Nilse Pinheiro, retornava para casa em uma caminhonete preta, quando foi surpreendido pelos criminosos em um semáforo. O professor e empresário ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

"O que meus filhos e eu queríamos era ter o Amintas conosco, mas infelizmente isso não é possível. No entanto ver a justiça sendo efetivada nos dá grande alívio. Infelizmente, não há como trazê-lo de volta, mas só de saber que a covardia que fizeram com meu esposo não ficará impune, aumenta nossa esperança por dias melhores", ", diz Nilse.

"Desde o início entreguei tudo na mão de Deus. E ele [Deus] sabe o que faz. Meu coração está em paz. Quero aqui agradecer ao bom trabalho realizado pela Polícia Civil do Estado do Pará, através da Divisão de Homicídios de Belém, bem como reafirmar minha confiança no Ministério Público e no Poder Judiciário, tenho certeza que a justiça foi feita!”, pontuou, emocionada a deputada.”

Seis acusados do crime de latrocínio que vitimou Amintas Pinheiro foram condenados. A decisão foi expedida pela juíza Sandra Maria Ferreira Castelo Branco, titular da 10ª Vara Criminal de Belém. Os réus foram condenados com penas que variam de 22 e 26 anos de prisão, com regime inicial fechado.

Dos oito réus denunciados, seis foram condenados: Antônio Silva Cordovil, o "Tonico", acusado de ser o mandante do crime; Anderson de Lima Pacheco, vulgo "Pelado", apontado como executor da vítima; Amarildo Pereira, o "Maranhão", acusado de participação direta na abordagem da vítima; Tiago Francisco Silva de Lima, apontado como piloto da fuga de um dos veículos; Elenilson Ramos Farias, o "Loirinho", acusado de dirigir o veículo que deu suporte à ação criminosa, impedindo a fuga do empresário; e Lucas Araújo e Souza, o "Bulldog", apontado como piloto de uma das motos que atuaram na fuga de Pelado.

Preso oitavo envolvido na morte do dono da Esmac

O réu Max Santos Silva, investigado por ser o dono do carro utilizado pelos criminosos para executar a vítima, foi absolvido de todas as acusações. Já Jheime dos Santos Mercês, de acordo com a sentença, recebia informações do dia a dia da vítima e "coordenava toda a ação, mantendo contato telefônico com Tonico e Elenilson, condutor do veículo HB20". Ela teve o processo suspenso por estar em local incerto, no entanto, continua com a prisão preventiva decretada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias