A criminalidade está cada vez mais presente na vida dos trabalhadores que muito se esforçam para conseguir o pão de cada dia. Seja criando páginas falsas para obtenção de dados ou enviando mensagens duvidosas para solicitar senhas, é certo dizer que cada vez mais devemos ficar atentos com a movimentação esguia de pessoas dispostas a praticar o mal.
Na noite desta terça-feira (19), o DOL recebeu a denúncia de um proprietário do restaurante Sushi Ruy Barbosa, de Belém, que contou como se tornou vítima de uma quadrilha que tem atuado na capital paraense e rendeu um prejuízo de, aproximadamente, R$27 mil.
“Eles cadastram um CPF e uma conta bancária qualquer, de um laranja. Eles têm uma máquina e vão receber na conta deles”, explica. “Depois que eles [criminosos] trocaram, a gente ficou usando a maquininha achando que era nossa”, desabafa. “A gente ficou vendendo no dia 14 mesmo e no final de semana inteiro. Inclusive, ontem [18] ainda teve venda”.
Esquema
A ação criminosa foi flagrada pelo circuito interno da unidade Belém em 14 de outubro. Nas imagens, a dupla bebe e come à mesa do local, disfarçando-se como clientes. Um dos homens, de camisa longa, posiciona a máquina de cartão sobre as pernas. O funcionário se aproxima com a conta e o comparsa se adianta para checar o valor cobrado. Nesse momento, dá-se início ao golpe.
Ao invés de pagar a conta usando o cartão, a máquina é cedida ao homem da camisa comprida que se oferece para quitar a dívida. Enquanto isso, seu comparsa protela ao mesmo tempo em que se esforça para chamar a atenção do funcionário, que sequer desconfia que, por baixo da mesa, o criminoso está trocando a máquina de cartão do restaurante.
“Nós já abrimos um boletim de ocorrência. O caso está sendo investigado e nós vamos fazer todo o detalhamento com a entrega das imagens para as autoridades responsáveis”, esclarece o proprietário, que disse ainda que conseguirá ser ressarcido pela operadora do cartão após ter sido identificada a fraude.
Diligências
O DOL procurou a Polícia Civil, por meio de nota, para saber se foram registrados casos similares na Grande Belém e aguarda um retorno.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar