plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Pará: fevereiro tem redução histórica na criminalidade

Fevereiro de 2022 registrou 14% menos homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte na comparação com o mesmo mês de 2021.

Imagem ilustrativa da notícia Pará: fevereiro tem redução histórica na criminalidade camera Investimentos do Estado somados às ações dos órgãos de segurança vêm mostrando resultados. | Marco Santos / Agência pará

Segundo a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), fevereiro de 2022 é considerado, até agora, o melhor mês da linha histórica, com redução de 14% nos números de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (2).

Em números absolutos, foram registrados 26 delitos a menos, sendo 159 no mês passado e 185 em fevereiro de 2021. O resultado significa a maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde 2010 - tirando o título de julho de 2021, quando foram registradas 160 ocorrências.

A diminuição da violência é ainda maior, no comparativo entre 2022 e 2018, chegando à marca de 48% casos de CVLI a menos em todo o Estado.

“O resultado que nós temos conseguido aferir certamente relata um momento muito especial que estamos vivendo no nosso Estado. Fazer segurança pública num ambiente geográfico que é o Pará nos faz trabalhar para ir além e alcançarmos resultados ainda melhores. Não vamos descansar, é momento de continuar trabalhando e garantindo a segurança da população em todas as regiões do Pará”, avalia o governador Helder Barbalho, ao falar sobre os dados divulgados.

LEIA TAMBÉM:

Grande Belém tem menor número de crimes violentos da década

PRESENÇA

O titular da Segup, Ualame Machado, acrescenta, ainda, que o resultado positivo reflete a presença policial nas ruas e o trabalho integrado de todas as forças de segurança pública. “Os números apresentados refletem todos os investimentos e ações desenvolvidas pelo governo do Estado por meio dos órgãos de segurança pública, que estão atuando diuturnamente de forma integrada, para que cada mês seja melhor em termos de redução. Agregado a isso, em fevereiro demos início a execução dos planos tático operacionais do Projeto ‘Segurança Por Todo O Pará’, que está alcançando o interior do estado com ações pontuais e estratégicas, cumprindo mandados de prisão, fiscalizações e mantendo o patrulhamento nas ruas. Além disso, mobilizamos 2 mil agentes da Segurança Pública em decorrência da Operação ‘Carnaval 2022’, para dar reforço a mais de 50 localidades, garantindo assim a tranquilidade e segurança de todos. Todas essas ações e outras, continuarão sendo desenvolvidas nos próximos meses para que tenhamos resultados ainda melhores”, pontuou.

“Os dados computados reforçam que o trabalho desenvolvido nos últimos anos, pela Segurança Pública, conseguiu tirar o Pará do ranking com cidades mais violentas do país, para um dos estados que mais reduziu a criminalidade. Seguimos avançando para a redução da criminalidade em todo o Estado, segundo os estudos feitos pelo monitor da violência. Inclusive, quando a região Norte teve aumento de 10% no número de crimes violentos, letais e intencionais no ano de 2021, o Pará seguiu na contramão, com redução consecutiva, demonstrando a assertividade nas ações que estão sendo realizadas, e mantendo o Estado, pelo terceiro ano consecutivo da atual gestão, com baixa nos índices de criminalidade”, concluiu Ualame Machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias