plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO SATURAÇÃO

Cobrança de "taxa de segurança" é alvo de ação da PM no Aurá

Segundo serviço de inteligência da Polícia Militar, criminosos estavam cobrando "taxas de segurança" e "de funcionamento" dos moradores e comerciantes do bairro do Aurá, em Ananindeua.

Imagem ilustrativa da notícia Cobrança de "taxa de segurança" é alvo de ação da PM no Aurá camera A Operação Saturação vai reforçar o policiamento no Aurá durante os próximos 30 dias. | Pedro Guerreiro/AgPará

A cobrança de taxas para que algum tipo de serviço funcione em determinadas comunidades tem sido cada vez mais comum em locais onde o "poder paralelo" impera. Típico de facções criminosas ou grupos formados por milicianos, essa prática tem tentado se instalar em alguns locais na Grande Belém, mas as ações das autoridades têm cortado pela raiz esse tipo de conduta.

A "Operação Saturação", criada pela Polícia Militar, com o objetivo de prender criminosos e asfixiar fontes de renda de organizações criminosas, foi deflagrada nesta quarta-feira (14), no bairro do Aurá, em Ananindeua, município localizado na Região Metropolitana de Belém.

A ação, que pretende intensificar o policiamento nas ruas do bairro ao longo dos próximos 30 dias, visa combater quadrilhas de criminosos que estão cobrando "taxas de segurança" e de "funcionamento" de moradores e comerciantes daquela região.

LEIA TAMBÉM:

Dupla é presa por extorquir comerciantes em Icoaraci

Presos integrantes de facção que ameaçavam comerciantes

De acordo com o o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, a informação foi confirmada pelo serviço de inteligência da corporação. Diante disso, segundo ele, houve a necessidade de implementar a operação, que foi lançada no final da manhã desta quarta-feira, na escola municipal Padre Pietro Gerosa, na Avenida Principal do Aurá.

Cobrança de "taxa de segurança" é alvo de ação da PM no Aurá
📷 |Pedro Guerreiro/AgPará

O local foi utilizado como uma espécie de "quartel general", uma vez que sediou a reunião entre o comandante-geral da PM e os comandantes dos batalhões da Polícia Militar envolvidos na operação, como coronel Neves, do Comando de Missões Especiais (CME), o coronel Pedro, do Departamento Geral de Operações (DGO), e o coronel Mariúba, do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

No total, a operação conta com o reforço de 80 militares, por turno, realizando rondas por meio de viaturas, motocicletas e, também, cavalos.

CONTINUE LENDO:

Marambaia: homem faz a mulher, o filho e motorista reféns

Motoqueiro rouba arma de policial militar no Tapanã

Apesar do planejamento inicial estabelecer um prazo de 30 dias para a execução da operação "Saturação", ainda não está descartada a possibilidade do reforço no policiamento ostensivo no bairro do Aurá se estender por um tempo maior.

Os moradores e comerciantes que tiverem denúncias a fazer ou informações que possam levar à prisão de criminosos podem entrar em contato por meio do Disque Denúncia, pelo número 181. O anonimato é garantido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias