plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO AEROGOLD

PF prende suspeitos de extração ilegal de ouro no Pará

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão em cinco estados brasileiros.

Imagem ilustrativa da notícia PF prende suspeitos de extração ilegal de ouro no Pará camera Suspeitos de extração ilegal de ouro são presos durante ação na Polícia Federal no Pará. | PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na tarde da última segunda-feira (19), a Operação Aerogold, com o intuito de desarticular organização criminosa que extraía ouro de forma ilegal nos rios dos estados de Rondônia e Amazonas, além de comercializar esse minério de forma irregular e realizar a movimentação financeira incompatível com renda e patrimônio declarados.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão, sendo duas prisões preventivas e 16 prisões temporárias no Pará, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e São Paulo. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. Também foi ordenado o bloqueio de R$ 5,5 bilhões das contas dos investigados.

LEIA TAMBÉM:

Polícia apura suposto sexo grupal em colégio no RJ

Paciente sob escolta policial pula do 5º andar de hospital

As investigações tiveram início em novembro de 2020, após uma denúncia anônima na Polícia Federal em Rondônia, que relatava que um avião proveniente da Cidade de Japurá/AM chegaria em Porto Velho transportando ouro ilegal. Na ocasião, foram apreendidos três quilos do referido minério e lavrado o flagrante.

Ao aprofundar as investigações, constatou-se que os investigados integravam uma organização criminosa, cujo objetivo era a extração ilegal de ouro na Cidade de Japurá/AM, além da intensa movimentação financeira entre garimpeiros dos estados de Rondônia, Amazonas e Pará com os compradores da matéria prima, sediados em São Paulo.

Também foram flagradas várias empresas de fachada, cujo o único objetivo era esquentar o dinheiro ilícito proveniente do garimpo ilegal retirado de regiões protegidas da Floresta Amazônica.

As condutas investigadas configuram, em tese, segundo a PF, os crimes de integrar organização criminosa, executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a autorização permissão, concessão ou licença obtida; usurpação de bens da União, sonegação fiscal e, também, lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias