Um helicóptero, um avião e maquinários, usados por garimpeiros ilegais para extrair clandestinamente minérios das Terra Indígena Yanomami, já foram destruídos por fiscais do Ibama, durante operação que visa retomar o controle do território. Nesta última sexta-feira (10), novas imagens foram divulgadas.
Com a intensificação da fiscalização dentro da Terra Yanomami, os garimpeiros invasores tem criado rotas de fuga pela floresta e rios e abandonando para trás os equipamentos usados na degradação meio ambiente, que estão sendo destruídos pelos fiscais do Ibama.
O vídeo mostra que o helicóptero destruído pelos fiscais estava coberto por uma rede camuflada. Dentro da aeronave havia sido modificada para fazer o transporte de carga.
A ação faz parte das operações iniciadas em 20 de janeiro por parte do governo federal que decretou emergência de saúde pública para atender indígenas da etnia Yanomami. A estimativa é que ao menos 20 mil garimpeiros estejam no território Yanomami, habitado por cerca de 30 mil indígenas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar