A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) esclareceu sua repressão a declarações políticas e pessoais aos pilotos de Fórmula 1, deixando claro o que será e o que não será tolerado nos eventos.
Em um documento distribuído às equipes na última sexta-feira (17) intitulado 'Orientação sobre o Princípio da Neutralidade (Artigo 12.2.1.n do ISC)', o corpo diretivo explicou como uma atualização de seu Código Esportivo Internacional de longa data publicado no final de 2022 funcionará na prática em relação aos pilotos que fazem declarações pessoais sobre vários assuntos.
A FIA diz que os pilotos são livres para “expressar suas opiniões sobre qualquer assunto político, religioso ou pessoal antes, durante e depois da competição, em seu próprio espaço e fora do escopo da Competição Internacional”, como nas mídias sociais e durante entrevistas, incluindo as coletivas de imprensa da FIA.
Mas o esclarecimento do Artigo 12.2.1.n prossegue afirmando que, além de não fazer declarações particulares durante o desfile de pilotos, cerimônias de hino nacional, fotos de grupos de pilotos pré e pós-temporada e pódio (incluindo gestos visuais, como vestindo uma determinada peça de roupa) “os participantes não estão autorizados a fazer declarações políticas, religiosas e/ou pessoais que violem o princípio geral de neutralidade durante as coletivas de imprensa da FIA (exceto em resposta a perguntas diretas de jornalistas credenciados).”
A FIA também emitiu orientações sobre o que constitui expressões “políticas”, “religiosas” ou “pessoais”, no que diz respeito ao Artigo 12.2.1.n.
Ela afirma que uma violação de regra será considerada como tendo ocorrido se: “A realização e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais violam notavelmente o princípio geral de neutralidade promovido pela FIA sob seus Estatutos, a menos que previamente aprovado em escrito pela FIA para Competições Internacionais, ou pela ADN relevante para Competições Nacionais dentro de sua jurisdição”.
Os comissários de corrida da F1 determinarão caso a caso se ocorreu uma violação da regra.
O esclarecimento da FIA deu exemplo de declaração política violando as regras seria um piloto não pedir permissão para discutir “quaisquer declarações ou comentários a respeito de qualquer governo local, regional ou nacional ou qualquer um de seus departamentos, escritórios ou funções”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar