plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CRIME AMBIENTAL

PF prende quatro pessoas por tráfico de animais silvestres

Foram presas quatro pessoas por comércio ilegal de mais de 100 espécies de animais silvestres, dentre jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros. Em Belém, uma pessoa foi detida em flagrante.

Imagem ilustrativa da notícia PF prende quatro pessoas por tráfico de animais silvestres camera Cobras, jacarés, aves, jabutis e aranhas foram resgatados e entregues aos órgãos ambientais. | (Foto: Divulgação/PF)

Traficar animas silvestres é crime na legislação brasileira, com pena prevista de três a oito anos de reclusão para quem comete o ato, além do pagamento de multa. Infelizmente, apesar da previsão em lei, muitas pessoas insistem na prática criminosa.

A Polícia Federal deflagrou a operação Remessa Viva, na manhã desta quarta-feira (10/4), com o objetivo de combater o comércio ilegal e receptação qualificada de animais silvestres. Quatro pessoas foram presas durante o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em Belém/PA, São Paulo/SP, São Luís/MA e Timon/MA. Foram encontrados mais de 100 animais, como jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros. A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará (Semas) e Ibama/MA.

Em todos os endereços, os investigados foram abordados na posse de animais silvestres, sem autorização, e em situação degradante de acomodação e cuidados. Isso gerou uma prisão em flagrante em Belém, uma prisão em Timon e duas em São Paulo, todas pelos crimes de comércio ilegal de animais, receptação qualificada e maus-tratos. Em Belém, o investigado jogou pela janela animais, ao perceber a chegada da PF, para tentar dificultar a ação policial, mas os animais foram encontrados e apreendidos.

Segundo a PF, os alvos são intermediários para a compra e venda de animais.
📷 Segundo a PF, os alvos são intermediários para a compra e venda de animais. |(Foto: Divulgação/PF)

Conteúdos relacionados

Na capital paulista, uma das prisões foi de um alvo de mandado de busca e apreensão. Durante a operação, novas informações indicaram que havia outra pessoa que vendia animais; ela também foi presa em flagrante, pela posse de jabutis e filhotes de jacarés.

Os animais apreendidos foram entregues aos órgãos ambientais, que lavraram auto de infração ambiental e tomaram providências para o seu restabelecimento ao habitat natural ou destinação aos órgãos competentes para os devidos cuidados.

A investigação foi iniciada a partir de informações de apreensões feitas pela Polícia Militar Ambiental. Um ônibus, que ia de Belém a São Paulo, foi interceptado na rodoviária de Palmas/TO, em junho/2022. Foram encontrados cobra, escorpiões, jabutis, aranhas, lagartos e 40 frascos de ovos de tarântula, um tipo de aranha caranguejeira.

Foram encontrados 40 frascos de ovos de tarântula, um tipo de aranha caranguejeira.
📷 Foram encontrados 40 frascos de ovos de tarântula, um tipo de aranha caranguejeira. |(Foto: Divulgação/PF)

Quer mais notícias sobre Polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp

Diante das informações, a Polícia Federal instaurou inquérito policial para identificar os envolvidos na rede de comercialização dos animais a partir de Belém/PA, com destino a outros estados.

De acordo com os elementos colhidos na investigação, os alvos são intermediários para a compra e venda de animais, com destinatários em São Paulo e Maranhão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias