O Código Penal tipifica como crime a violação ou a profanação de sepultura ou urna funerária, com pena de reclusão, de 01 (um) a 03 (três) anos, além do pagamento de multa. A depender da decisão da Justiça, o crime pode ser enquadrado nos artigos 210, 211 e 212.
O cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém, foi mais uma vez alvo de vandalismo e furto. Um vídeo feito por moradores mostra um crânio humano, possivelmente retirado de uma sepultura, exposto no muro do cemitério. A cena macabra chamou a atenção de quem passava pelo local.
Diversas são as denúncias da ação de criminosos no interior do cemitério Santa Izabel. Moradores apontam a ação de usuários de drogas e a falta de segurança para quem mora das imediações. No mês passado, dois corpos com sinais de violência, foram encontrados pelas autoridades policiais dentro do cemitério.
CONTEÚDO RELACIONADO
- "Canibal" diz ter temperado carne humana com limão e vinagre
- Homem com histórico criminal é assassinado em Ananindeua
- Suspeito de matar a mulher em festa no Pará é preso no RJ
Veja como denunciar!
A Guarda Municipal de Belém informou que mantém ronda constante no cemitério Santa Izabel e que diante dos últimos acontecimentos vai intensificar o patrulhamento no local. A GMB reforçou que a população pode auxiliar o trabalho da corporação denunciando esse tipo de ocorrência pelo número 153.
Quer mais notícias de polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Administração de Necrópoles (Dane), comunicou que, até o presente momento, desconhecia o fato e vai levantar a situação. A SEURB afirmou também que o horário de funcionamento do cemitério de Santa Izabel, no Guamá, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e sábado e domingo das 8h às 13h. Após esse horário, não é permitida a entrada de pessoas para visitação.
Além disso, a Seurb informou que toma as medidas de segurança necessárias dentro do cemitério, com checagem do espaço após as visitações e o trancamento dos portões logo após esses horários.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar