A Polícia Civil do Pará (PCPA) promoveu, nesta quinta-feira (12), a primeira reunião do Comitê de Gerenciamento Tático do Programa de Enfrentamento às Facções Criminosas. O encontro teve como objetivo alinhar ações e compartilhar informações relacionadas a crimes envolvendo grupos criminosos.
O Comitê de Gerenciamento Tático é responsável por supervisionar e assegurar a implementação das diretrizes da Política de Enfrentamento às Facções Criminosas (PEFC). Suas atribuições incluem coordenar, monitorar e avaliar as ações operacionais nas unidades policiais.
Conteúdo Relacionado
- Membros de facção criminosa são presos na Grande Belém
- Integrante de facção, foragido é preso ao sair de festa
- Membro de facção é preso por extorsão pela PC, em Ananindeua
Durante a reunião, foram discutidas as linhas de investigação e metodologias para a coleta e análise de dados. Também foram abordados os indicadores e metas estabelecidos para os participantes da política.
A delegada-geral adjunta, Juliana Cavalcante, destacou a importância do Comitê na coordenação das ações do Programa. “O Comitê desempenha um papel essencial ao reunir todos os diretores e delegados envolvidos no combate às facções criminosas. Ele facilita a troca de informações, padroniza as investigações e evita a duplicidade de esforços sobre um mesmo alvo”, afirmou.
Além das discussões internas, o Comitê pode expedir ofícios e solicitar reuniões com outros órgãos para aumentar a efetividade no combate aos crimes de facções, como já foi feito nesta primeira reunião.
As reuniões do Comitê ocorrerão mensalmente com o propósito de monitorar de perto o progresso das investigações, permitindo ajustes estratégicos e fornecendo informações cruciais para as tomadas de decisão e providências.
Lançada em 3 de setembro, a PEFC visa fortalecer as investigações no Pará, melhorar a repressão e prevenção de crimes perpetrados por facções e aprimorar a colaboração com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Força Integrada de Combate às Facções Criminosas. A política busca integrar e otimizar a atuação de todos os membros do sistema criminal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar