
Ao menos 16 cachorros foram encontrados mortos na madrugada desta quarta-feira (30), na Vila Maiauatá, município de Igarapé-Miri, nordeste paraense.
Segundo a Polícia Civil de Igarapé-Miri, os animais estavam em um local semelhante a um canil e a suspeita é de que os mesmos tenham sido envenenados.
Após o boletim de ocorrência em que uma vereadora do município denuncia a situação, equipes da PC e da Polícia Científica se dirigiram ao local. Os agentes informaram ainda que câmeras de monitoramento de segurança da área poderão ajudar nas investigações.
A Comissão de Defesa do Direito dos Animais da OAB recebeu a denúncia e acionou a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA) e a Diretoria de Polícia do Interior para apurar o caso.
Quer mais notícias sobre Polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB, Wellington Santos falou sobre o caso.
"A nossa comissão recebeu a denúncia de alguns protetores de Igarapé-Miri de que sumiram os animais da cidade, em média 100 animais. E nessa madrugada agora, apareceram os animais agonizando, envenenados, e a gente acionou a polícia daqui, que é especializada, a Demapa, nós acionamos o diretor de polícia do interior e ele acionou a polícia de lá. A polícia está lá agora. Eu acionei o Ministério Público também, já falei com o promotor da Comarca, conversei com os juízes da região, que estão ajudando também com informações. E isso é lamentável. A gente está o mês todo falando, explicando, esclarescendo sobre a legislação que protege esses animais e a gente não consegue entender. O caso já está sendo apurado". , disse.
Por meio das redes sociais, a Prefeitura de Igarapé-Miri também se pronunciou e emitiu nota de repúdio sobre a morte dos animais:
"A Prefeitura de Igarapé-Miri, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Meio Ambiente e a Câmara Municipal de Vereadores, repudia com veemência o caso de envenenamento de cães ocorrido na Vila Maiauatá. Um ato cruel, inaceitável e criminoso. Já foi registrado Boletim de Ocorrência e todas as medidas legais estão sendo tomadas, em parceria com os órgãos competentes, para identificar e responsabilizar os autores. Maus-tratos e envenenamento de animais são crimes previstos em lei, e ações dessa natureza não serão toleradas em nosso município."
VEJA O VÍDEO
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar