
Uma ação integrada de fiscalização no Rio Tajapuru, no arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de aproximadamente 490 quilos de drogas nesta segunda-feira (5).
A carga, composta por 452,5 kg de maconha tipo skunk e 38,5 kg de oxi, estava escondida em um caminhão-baú transportado por balsas da embarcação "Jean Filho LIII", que havia saído de Manaus com destino à capital paraense.
Conteúdo Relacionado
- Pará: forças de segurança apreendem 22 kg de drogas em navio
- Mais de 117 kg de drogas são apreendidos e dois são presos
A interceptação foi coordenada por agentes da Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, instalada em Breves, com apoio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública e do Batalhão de Ação com Cães da Polícia Militar. O cão farejador Jay-Z foi fundamental para localizar os entorpecentes.

O condutor do caminhão e todo o material apreendido foram levados à base para os procedimentos legais. A droga deverá ser destruída após perícia técnica, conforme determina a legislação.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, a apreensão reforça o papel estratégico da base no combate ao tráfico. “A Base Fluvial tem se consolidado como ferramenta essencial para proteger nossa população, coibir o tráfico e combater crimes ambientais na região amazônica”, afirmou.
Quer saber mais de polícia? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Desde sua implantação em junho de 2022, a base tem acumulado apreensões expressivas. Entre outubro e dezembro de 2024, por exemplo, mais de uma tonelada de drogas e 150 metros cúbicos de madeira ilegal foram retirados de circulação. Em abril deste ano, 24 m³ de madeira sem documentação também foram apreendidos e destinados ao uso legal por meio de parceria ambiental.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar