A Delegacia de Repreensão a Crimes Tecnológicos, através da delegada Beatriz Silveira, vem trabalhando para desmontar uma rede criminosa que atua em vários Estados da federação roubando e falsificando documentos públicos e particulares, onde cada elemento é responsável por uma função. A atividade tem rendido milhões de reais para a rede criminosa.
A operação “Cybercard” é uma alusão a um sistema desenvolvido especialmente para permitir o controle sobre a utilização de computadores disponibilizados ao público através de cartões pré-pagos. Com esta operação, a delegada Beatriz vem conseguindo, ao longo de 30 dias, desmontar braços desta quadrilha que tem dado prejuízos financeiros a instituições e pessoas que utilizam no seu dia a dia cartões de crédito.
Na ação ocorrida na madrugada de ontem, foram presos Williams da Cruz Leite, de 36 anos, que para a Polícia Civil seria o líder da quadrilha; Elber Pires Malato, 26, conhecido como “Caio”; e Juariz Pereira Martins, o “Yurizinho”. As prisões foram determinadas depois de uma longa investigação que culminou há 20 dias com a prisão de Edgar Mendes Libório e Wanderson Silva. Eles foram soltos recentemente mediante um habeas corpus concedido pela Justiça.
Com os três presos de ontem, a Polícia Civil encontrou dezenas de cartões de crédito em nome de várias pessoas, carteiras de identidade em branco e documentos falsos.
Segundo a delegada Beatriz Silveira, o esquema funcionava da seguinte maneira: certamente com apoio de alguém dos Correios, eles conseguiam os cartões que seriam entregues aos clientes e, de posse das informações, conseguiam identidades falsas e assim compravam no comércio e pela internet. Depois revendiam os produtos por até 60% do valor.
Leia mais no Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar