Representantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado do Pará apresentaram na manhã de hoje (18) os números da criminalidade no Estado relativos ao mês de outubro. O evento aconteceu na sede do Centro Integrado de Operações (CIOP), em Belém.
Com o apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Sistema de Segurança Pública (Segup) vêm apurando as estatísticas das ocorrências de crimes registrados no Pará desde o início do ano, objetivando desenvolver e trabalhar estratégias pontuais de combate à insegurança.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha iniciou a coletiva de imprensa informando que após a apresentação dos dados, também seriam demonstradas as reformulações implantas no sistema do Ciop, com novos equipamentos e logística atualizada.
Para combater a violência, a Secretaria de Segurança vai instalar mais 200 câmeras na cidade e equipar cerca de 450 viaturas da polícia militar e civil com GPS, para o rastreamento. A segurança também será reforçada com a aquisição de seis helicópteros.
Em seguida o diretor técnico Dieese/PA, Roberto Sena, exibiu os números relativos tanto na capital quanto no interior do estado. O balanço da criminalidade, em outubro, mostrou uma sequência de redução da violência, em comparação aos índices de 2010. Crimes violentos como homicídio e latrocínio tiveram queda significativa. O crime de roubo caiu 6,22% na capital e interior do estado, em comparação ao ano passado.
Diante dos números, Luiz Fernandes apresentou algumas ações preventivas de segurança que serão desencadeadas a partir de novembro, assim como os dados obtidos em operações que já vêm sendo executadas.
Também estiveram presentes os gestores dos órgãos vinculados à Segup: Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento Estadual de Trânsito, Centro Integrado de Operações, Centro Estratégico Integrado e Corpo de Bombeiros Militar.
(DOL)
Veja as imagens na fotogaleria, clicando no ícone abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar