plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Segup fala sobre operação que prendeu quadrilha

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, na manhã desta terça-feira (31), o resultado da operação que prendeu, no Rio de Janeiro, uma quadrilha de assaltantes que praticou uma série de crimes em apartamentos de luxo

twitter Google News

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, na manhã desta terça-feira (31), o resultado da operação que prendeu, no Rio de Janeiro, uma quadrilha de assaltantes que praticou uma série de crimes em apartamentos de luxo, em várias capitais do país, incluindo a cidade de Belém. A operação foi mobilizada pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Segup, em conjunto com a Polícia Civil.

A operação foi batizada com o nome do edifício que foi alvo da quadrilha em Belém, crime ocorrido no dia 24 de março deste ano, por volta das 12h30. Os criminosos foram presos entre os dias 18 e 19 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro e Maricá. Durante o trabalho de investigação constatou-se o envolvimento de integrantes da quadrilha em delitos em outros Estados, com pelo menos cinco ocorrências no Rio de Janeiro e uma ação na cidade de Maringá (PR).

Foram presos Eric Milton Cunha, Ângela Fanzeres Cerqueira (que usava a identidade de Alane Miranda Cerqueira), Paulo César Conceição e Bruno Fernandes Costa. Investigações apontaram que os quatro são os componentes de uma organização criminosa articulada com ramificações em diversos estados da federação, com um direcionamento a residências e apartamentos de luxo e agências bancárias. A polícia constatou que a quadrilha agia em todo o território nacional, tendo como base o Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o delegado Sérvulo Cabral, após a identificação da quadrilha, em junho, montou-se uma base permanente no Rio de Janeiro, com equipes da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o que resultou na localização exata dos integrantes da quadrilha, suas residências, rotinas, casas de parentes, além da produção de filmagens e acompanhamento diário de suas ações. Em Belém, a delegada Josélia Britto, que preside o inquérito policial destinado a apurar o crime ocorrido na capital paraense, representou junto à Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares pela decretação das prisões preventivas.

A operação Mediterranée foi desenvolvida sob o comando dos delegados Sérvulo Cabral, diretor de Inteligência Estratégica da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Claudio Galeno, diretor do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (NIP); e pela delegada Josélia Britto, da Divisão de Furtos e Roubos da Polícia Civil (DFR). Os trabalhos foram executados em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Core).

Segundo dados do Infoseg, a ficha dos criminosos é extensa. Ângela Fanzeres Cerqueira tem contra ela cinco mandados de prisão preventiva decretados; Erick Milton Cunha Ruiz responde a sete processos criminais; Paulo César da Conceição responde a processos nos estado do Ceará, Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro, tendo sido condenado pelo mesmo crime na Comarca de Teresina (PI), enquanto Bruno Fernandes Costa responde a um processo no Rio de Janeiro.

A reunião aconteceu no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, localizado na avenida Magalhães Barata, e contou com a presença do secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, Antônio Cláudio Farias; do diretor de Inteligência Estratégica da Siac, delegado Sérvulo Cabral; delegado geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino; diretor do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, delegado Cláudio Galeno e da delegada Josélia Brito, da Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil. (DOL, com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias