A Academia da Polícia Civil (Acadepol) conclui sábado (20) a primeira turma do treinamento básico de tiro para onze juízes de Belém e do interior do Estado. As aulas práticas e teóricas foram iniciadas quinta-feira (18), no estande de tiros do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
A segunda turma, composta por 20 juízes, participa do treinamento entre os dias 25 e 27. Ao todo, serão formados 31 magistrados. Eles receberão conhecimentos básicos de manuseio de armamento e de tiro em cumprimento à Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que lhes confere a prerrogativa de portar arma de defesa pessoal.
O treinamento é resultado da parceria entre a Polícia Civil e a Associação dos Magistrados do Pará (Amepa). No total, são 25 horas de aula, de 8 às 18h30. Os instrutores são policiais civis do Grupo de Pronto-Emprego, da Polícia Civil, sob supervisão do investigador Eric Cavalcante e do delegado geral adjunto, Rilmar Firmino.
O treinamento usa a metodologia educacional denominada de “aprender fazendo”, que prioriza a prática com a participação dos alunos e a orientação dos instrutores. Durante o curso, os magistrados participam de aulas teóricas sobre origem, tipos, características e funcionamento de armas de fogo e munição. Também conhecem regras de segurança no manuseio de armas e as principais ocorrências com armas de fogo.
São apresentados ainda os equipamentos e acessórios e as práticas com desmontagem e montagem de primeiro escalão de arma pistola calibre .40, com orientações sobre incidentes de tiros e manutenção preventiva e de manuseio e características do revólver calibre 38. Ainda durante o treinamento, os juízes são orientados sobre técnicas de tiro, manejo, alimentação e carregamento de armas.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar