Cinco bairros foram selecionados para receber as ações da Operação Eirene, com base nos dados registrados pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que apontou um aumento dos crimes de homicídio nessas áreas. Guamá, Cremação, Condor, Jurunas e Batista Campos recebem, a partir desta sexta-feira (9) e se estende até segunda-feira (12), mais de 500 homens em uma megaoperação integrada de prevenção, fiscalização e combate à criminalidade.
A partir do acompanhamento diário da incidência criminal foi possível planejar a operação. “Nós observamos uma variação nos últimos meses com relação a outubro e, de forma proativa, procuramos coibir a incidencia criminal com o objetivo de reduzir essa estistica nos meses seguintes”, explica o comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton Benigno.
Além de aumentar o efetivo policial nessas áreas, a operação tem como foco a fiscalização de veículos, pessoas, estabelecimentos comerciais, repressão ao tráfico de drogas e comercio ilegal de mercadorias e produtos de origem suspeita ou sem procedência comprovada, além do cumprimento de mandados de prisão. A Operação Eirene está dividida em ações direcionadas: Barreiras, Saturação, Incursão, Andros, Anjo da Guarda, Hypnos, Fluvial e policiamento aéreo. Para melhor avaliação das ações, foi montado um Posto de Comando na Praça Princesa Isabel, de onde as equipes são deslocadas para os pontos previamente definidos no planejamento das ações.
Durante a operação, a Seccional da Cremação estará funcionando 24 horas para atender as situações de flagrante. Nos casos de apreensão de entorpecentes, uma sala será destinada exclusivamente à comprovação científica, no Centro de Perícias Renato Chaves. A Delegacia de Polícia Interestadual, responsável pelo serviço de busca e captura de fugitivos do sistema penal, ficará a cargo do cumprimento dos mandados de prisão. De acordo com o diretor da Polinter, delegado Aurélio do Carmo, dos 200 mandados expedidos pela Justiça, pelo menos 30 serão cumpridos durante a operação, em caráter de emergência.
Participam da Operação Eirene homens do Comando de Policiamento da Capital, com apoio do Comando de Missões Especiais e do Comando de Policiamento Especializado, do Departamento Estadual de Transito (Detran), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Grupamento de Polícia Fluvial, Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Juizado da Infância de Juventude e Conselho Tutelar.
(DOL, com informações da Polícia Civil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar